quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Usar boné provoca calvície? Veja verdades e mitos.

TIME, certo com vocês? :D Quem nunca ouviu da mãe ou do pai: "Moleque, tira esse boné que você vai ficar careca!". Bom, a coisa não é exatamente assim haha Lá vão alguns mitos e verdades sobre a Calvície que é legal de sabermos!

1. O uso de bonés ou toucas faz seu cabelo cair?
Não é bem assim que funciona haha Você pode usar boné ou touca, não são eles que agravam a queda de cabelo, o que na verdade acontece e temos que tomar cuidado é não deixá-los abafar nossa cabeça, nossa cuca precisa respirar, e também não deixar causar uma compressão excessiva, a ponto de diminuir a circulação no couro cabeludo, isso tudo pode gerar a dermatite seborreica ocasionando queda de cabelo.

2. Shampoo anti queda ajuda na calvicie?
Na verdade, o uso desses shampoos não tem influência na calvície, o que eles auxiliam é na proteção dos fios, fios quebrados e para cabelos de pessoas que façam tratamentos químicos. Pode verificar isso nas embalagens desses produtos.

3. E o Gel? faz o cabelo cair?
Na verdade não, mas o ideal é evitar dormir com o produto nos cabelos, os fios ficam endurecidos e com mais facilidade de quebrar.

4. Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda?
Não! Na verdade o não lavar os cabelos frequentemente pode ocasionar em um acúmulo de hormônios na região do couro cabeludo. Então lave-os sempre, principalmente se você tiver cabelos oleosos, para não causar uma dermatite seborreica. A única coisa que pode acontecer se você lavar seus cabelos diariamente é o ressecamento dos fios, mas não a calvície.
5. Estresse aumenta a queda?
Isso é verdade, se você está estressado provavelmente vai ter alterações hormonais, que podem levar à queda dos fios. Então, todo mundo bem calmo, belê? :) 

6. Cabelo cai mais no inverno e cresce mais rápido no verão?
Yeah! No tempo frio nossos sensores de luz recebem menos luminosidade, isso gera uma diminuição no estímulo celular e o enfraquecimento da raiz. Já no verão, o Sol estimula a atividade de alguns hormônios, fazendo o bulbo capilar trabalhar mais, acelerando o crescimento dos fios.

7. Estou com Caspa, isso favorece a queda?
Na verdade a Caspa poderia ganhar o Oscar de atriz coadjuvante no filme da calvície, existe esse mito, pois mais de 70% dos calvos possuem dermatite seborreica, aumentando a oleosidade do couro cabeludo e a descamação (Caspa).

TIME, segundos especialistas, é normal cair uma quantidade pequena de cabelo por dia, agora se você está percebendo uma perda grande, o melhor a fazer é consultar um Dermatologista, fechou? Calvície tem tratamento :)

Curtiram o post TIME? Deixem suas opiniões por aqui, eu colhi algumas informações no Gazeta do Povo, outras no Cabeleireiros e mais algumas no Dr. Drauzio Varella

2 comentários: