sexta-feira, 13 de março de 2015

#PapoMM: Cantadas de Rua, o que ELAS pensam?

Fala TIME, tudo certo por ai? :) Hoje tem Papo Macho Moda com Convidadas Especiais, OPA! Pegando o gancho do último Domingo que tivemos o Dia Internacional da Mulher, resolvi colocar em pauta e chamar algumas amigas (gatas) minhas para opinarem sobre as "Cantadas no Meio da Rua", o que será que ELAS pensam sobre isso? Bora pro post \o
Quem já não presenciou aquela típica "Cantada de Pedreiro"? Aquela mulher bonita andando na rua e recebendo (laser shots) olhares de todos os lados, assobios, buzinadas, desviando a atenção do trânsito, "ÔLÁINCASA", "DELÍCIA", "GOSTOSA", etc, etc, etc.

Diria que a maioria dos homens já fez, pelo menos uma vez na vida, uma das coisas acima! Mas o que será que ELAS pensam sobre isso? Será que gostam? Será que não curtem? Ficam envergonhadas, tímidas, nervosas?

Pensando nisso, fui falar com as Mulheres! Chamei um TIME com 6 Gatíssimas amigas minhas (que com certeza são xavecadas todos os dias nas ruas desse nosso brasilzão) para opinarem sobre o assunto!
Afinal, o que ELAS pensam quando recebem alguma Cantada no Meio da Rua? AH, os comentários estão abertos, beleza? Quero saber a Opinião de VOCÊS leitores também sobre o assunto!

Perguntas:

1) Como você se sente quando recebe uma cantada de algum Homem ou Grupo de Homens na rua?

2) Um assobio pra você é a mesma coisa que "Delícia", "Gostosa", etc?

3) Você está solteira e acaba chamando a atenção de um cara na rua, como você acha que seria um "approach" ideal? Sem que ele te assuste ou ofenda?


Elas opinaram:

Mari Graciolli - @mari_graciolli
São Paulo, Blogueira e Publicitaria.
1. Eu sinto o meu direito de ir e vir comprometido, porque em algumas situações eu já me senti ameaçada por esses caras, principalmente se é um grupo de homens, é inevitável não se sentir acuada.

2. Não, as palavras tem pesos bem diferentes, mas mesmo que a intenção do cara seja fazer um elogio sincero isso incomoda.
Eu tenho certeza que a intenção de muitos desses caras não seja ofender a mulher, mas como é algo recorrente incomoda.

3. Eu sou meio assustada, menina de apartamento, então não tem como um desconhecido chegar em mim na rua sem me assustar. É diferente do cara chegar em um bar e tentar conversar, porque na rua eu não vou deixar de seguir o meu caminho pra bater papo com o cara. ahahhaahah


Priscila Rodrigues - @hayliesuicide
Hairstylist, modelo Fotográfica, uma das representantes brasileiras do Suicide Girls e também foi Miss Tattoo Week 2013.
1. Eu me sinto totalmente constrangida e com receio, pois além dos elogios muitas vezes pesados, quando a mulher ignora, alguns caras ficam bravos e os elogios se tornam ofensas.

2. Sim. Pra mim isso é uma forma de cobiçar uma pessoa que você não conhece.

3. Acho que seria legal o cara dar aquela "encarada" e logo em seguida dar um sorriso. Isso quebraria o gelo e abriria espaço para uma boa conversa.


Lauren Ferreira - @laurensouza_
Goiana, 21 anos, modelo profissional desde os 14 anos.
1. Hahah... Eu passo reto como se não fosse comigo, sou tímida.

2. Na verdade assobio é tão quanto ridículo, como essas cantadas "toscas" que os homem fazem. rsrsrs

3. Seja educado, apenas isso. Ps: meu namorado me conquistou foi assim.


Andressa Roeder - @andressaroeder
Atriz e blogueira. Catarinense que mora em São Paulo, 25 anos.
1. Acho que se vem um elogio do tipo "linda", não é ruim, mas normalmente como vem cantadas pesadas de quem não tem intimidade nenhuma, eu particularmente não curto muito.

2. Um assobio é mais como um elogio, acho graça. Delicia, gostosa e essas coisas acho invasivo e ofensivo.

3. Eu acredito que vai de pessoa para pessoa, mas acho que começar com um "oi,  tudo bem? Desculpa incomodar" seria o ideal para mim, para um inicio de conversa.


Ully Correa - @ullycorrea
21 anos, publicitária.
1. Eu fico incomodada, não olho, não respondo, saio andando (rápido) e finjo que não é comigo.

2. Não é a mesma coisa mas é como se fosse, porque ninguém é cachorro pra ser chamado por assobio.

3. Do nada, eu não tenho ideia na real. A grande maioria chega pegando no braço ou falando "apelidos carinhosos" que a única coisa que vem a cabeça é mandar ele pra pqp. BUT, já aconteceram casos que não foram tão horríveis hahah Uma vez, eu estava almoçando e o moço perguntou se podia sentar na mesma mesa que eu, falei que sim e daí ele começou a puxar assunto educadamente e uma outra vez foi na rua mesmo, que um "gringo" veio me pedir informação, respondi de boa e depois no final ele confessou que era brasileiro e que me achou muito linda HAHAHAH Eu achei bem engraçado essas duas vezes porque ambos foram SUPER EDUCADOS. Mas em nenhuma das vezes aconteceu algo.


Cecília Gromann - @redrumcecilia
16 anos, de Embu Guaçu. Modelo independente, futura estudante de moda, apaixonada por arte.
1. Eu não acho legal, não gosto. Acho desrespeitoso, nós mulheres andamos nas ruas com medo do assédio todos os dias, não dá para confiar.

2. Não! Existem diversas outras formas de elogiar uma mulher, assobiar pra uma desconhecida na rua e deixá-la desconfortável não é uma delas.

3. Chegar com cautela, tentar puxar assunto e fazer elogios inofensivos não assusta ninguém! O respeito deve estar acima de tudo.


OPINIÃO MACHO MODA:
Bom, como disse acima, eu já "cantei" mulheres na rua, mas fiz isso mais de moleque, pelo menos pra mim, quanto mais velho fui ficando, mais preocupado em não ser chato ou grosso me tornei. Não é comum eu xavecar alguém que eu não conheça, mas quando realmente eu me sinto muito atraído ou a mulher chama muito minha atenção, primeiro eu tento ficar olhando pra ver se rola um cruzamento de olhares haha Se não rolar, eu lanço um "Oi", ali você já consegue medir a reação, se o feedback pode ser positivo ou não haha

Vou contar um caso que achei bem curioso, de como as mulheres parecem estar de "saco cheio" de receberem esses tais elogios! Foi até recente, acho que rolou lá pra Agosto do ano passado: Eu estava no metrô (melhor lugar para se apaixonar, né? haha) mexendo no celular, desencanado da vida, andando rumo à saída e vi de relance uma garota com uma Calça muito foda (sim, eu reparo muito no visual delas haha), não tive dúvidas, já lancei na hora: "Nossa, que calça bonita", ela me olhou com tanto ódio, literalmente me apedrejou com o olhar hahaha 

Na hora eu fiquei até assustado e achei aquilo exagero demais! Tudo bem, eu só elogiei a Calça, não era pra tanto, mas depois, pensando, cheguei à conclusão que ela devia estar tão cansada de ser "cantada", de homem enchendo o saco, que pode ter um #trauma dessa situação e isso acarretou naquela reação mais agressiva ou às vezes simplesmente ela teve um dia ruim, cheio, corrido, estava cansada e não queria papo com ninguém, principalmente com um desconhecido elogiando sua calça haha

Vale a pena ler também:

E vocês TIME? Bora opinar? Quero saber o que vocês pensam sobre o assunto, os comentários estão abertos, eim \o


Curta a página do Macho Moda no Facebook para acompanhar todas as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário