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terça-feira, 14 de outubro de 2025

5 Marcas ICÔNICAS da MODA MASCULINA que SUMIRAM do MAPA (o que Aconteceu com Elas?)

Fala TIMÊ, tudo certo com vocês? :)

5 MARCAS RELÍQUIAS da MODA MASCULINA que SUMIRAM, eita!
Sim TIMÊ, essas Marcas foram um absurdo de Hype, fizeram um Sucesso ESTRONDOSO, TODO MUNDO queria usar ou usava
Mas com o tempo, elas DESAPARECERAM do cenário masculino, que loucura, né TIMÊ?

2 Exemplos que eu sempre dou, a BIG JOHNSON e a FIDO DIDO, que pra quem era moleque nos anos 90, eram FEBRE! Big Johson era meu sonho de consumo no início da minha adolescência hahaha
Mas enfim, hoje eu trouxe outras 5 Marcas nessa vibe!
O que aconteceu com elas? Será que elas acabaram? Será que ainda existem hoje em dia? 

É isso que nós vamos descobrir hoje por aqui!
Inspirado no perfil Pequeno Gênio @pequeno.genio TIMÊ, lá no Instagram, que trouxe esse tema pra pauta haha

Bora se ligar agora nessas JOIAS ESQUECIDAS da Moda Masculina?



ASSISTA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:




01 ELEMENT


Era FEBRE, principalmente com as Camisetas Estampadas com o Logo da Marca, celoko!
A Element nasceu nos anos 90, dentro da cultura do skate, e rapidamente se tornou uma das marcas mais icônicas desse universo....
Com seu logo da árvore, ela trouxe identidade forte, roupas e equipamentos que marcaram gerações inteiras de skatistas e fãs do streetwear, certo? Certo!

Na virada dos anos 2000, explodiu, presente MUITO forte nos principais shoppings, lojas especializadas e no guarda-roupa de praticamente todo jovem ligado à cultura urbana
Foi símbolo de atitude e estilo urbano, com certeza TIMÊ!
Se você usasse Element na época, você era visto diferente irmão, não tinha como!

Mas, ao meu ver, como muitas marcas da época, perdeu espaço com o tempo, seja pela concorrência, seja pela mudança das tendências de moda e comportamento do público também.
Fazia MUITO, mas MUITO tempo mesmo que eu não via a marca nas vitrines, nas ruas, enfim...

Hoje, ainda existe, inclusive, o site deles tá no ar, vestuário completo, bem nichada e no público fiel do skate.
Já não tem aquele apelo massivo de antes, mas tá vivona produzindo!
E pra mim, nunca perderá o posto de Relíquia, lembrada com carinho por quem viveu os anos dourados do streetwear no começo dos 2000, ANIMAL!








Era a marca dos PLAYBOYS de 2 décadas atrás hahaha
A Hollister surgiu nos anos 2000 como uma marca da Abercrombie & Fitch, focada em um lifestyle jovem e com pegada californiana.
Era MUITO conhecida na época lá fora, pelo cheiro forte das lojas, iluminação escura e os atendentes “modelos”
Tudo isso fez a marca virar febre mundial e atrair multidões de jovens.

No Brasil, explodiu como sinônimo de status e estilo internacional,
Acho que MUITO por conta da galera que tinha uma condição financeira melhor, trazer de fora, né? Depois das viagens internacionais

Eu mesmo, lembro que quando eu era novo e via alguém de Hollister, eu já pensava “PORRA, ESSE TEM UMA GRANA” hahaha
Aquelas clássicas camisetas de logo e também as polos...
Durante bons anos, foi referência e desejo de conusmo de moda nas baladas, rolês de shopping e viagens.

Mas o tempo passou e acho que essa estética mais “mauricinho”, somada à uma neutralidade maior da Moda Masculina, fez a marca perder força.
O público migrou pra propostas mais clean e minimalistas, deixando a Hollister com cara de passado, anos 2000.

A marca ainda existe, claro, mas hoje não tem o mesmo apelo de décadas atrás, aqui no Brasil é até difícil encontrar e ver gente usando, enfim...
Mesmo assim, mesmo eu não curtindo a marca nem naquela época, não dá pra negar que segue como relíquia dos anos 2000, lembrada por marcar uma geração inteira, pois é!

Quem por ai usou Hollister TIMÊ?









03 BAD BOY


Febre total, você usar uma Camiseta com o logo dos 2 olhos semicerrados da marca, era INSINIDADE ali nos anos 90, era outro patamar TIMÊ!
A Bad Boy nasceu nos anos 80 na Califórnia, com foco nos esportes radicais e logo ganhou destaque mundial 

No Brasil, virou febre nos anos 90 e 2000, estampando bonés, camisetas e adesivos em carros, motos e mochilas.
Sério, tinha MUITO adesivo,  Bad Boy tava em todo lugar!
O visual agressivo e “malandro” caiu no gosto de jovens que queriam transmitir essa atitude e rebeldia.

Com forte presença no surfwear e até no MMA, a marca teve um alcance enorme, sendo usada tanto nas ruas quanto por atletas.
Mas com o tempo, a estética pesada e datada acabou cansando, enquanto novas marcas surgiam com propostas mais atuais.

Mas também acho que outro ponto foi importante pra esse freio da Bad Boy...
O excesso de pirataria pode ter desgastado bastante sua imagem, de fato, em toda barraquinha de esquina, tinha produto da Bad Boy, era bizarro TIMÊ!
Hoje, a marca ainda existe no cenário esportivo, especialmente nas lutas, mas longe, bem longe do hype massivo que já teve um dia.

Mas fez história, né? Marcou uma geração! Não tem como negar que é uma relíquia, lembrada por quem viveu a era dos adesivos nos carros e as roupas “de atitude” dos anos 90 e 2000.

Febre total!

Quem por ai chegou a viver esse período, hein? Quem por ai era LOUCO por uma peça da Bad Boy?









04 PLASMA FOOTWEAR

Meu Deus, eu era TOTALMENTE apaixonado nos Tênis da marca, era meu sonho de consumo e eu nunca tive um Plasma hahaha Sério TIMÊ! Na época era uma bala!

A Plasma foi uma marca brasileira que explodiu nos anos 2000 dentro da cena do skate e do streetwear.
Ela trouxe camisetas largas, bermudas, bonés e aquela pegada urbana que conectava direto com os jovens da época.

Mas, ao meu ver, a linha Footwear é que tornou a marca um ícone da época
Modelos como o 911, Plasma Sonda e Eletro, levaram a marca pro topo!
E reparem que todas as referências da marca, com logo, os nomes dos modelos, eram relacionadas à ambulância, paramédicos, enfim, só uma curiosidade haha
Virou febre nos rolês, nas pistas de skate e até em quem queria só “pegar carona” nesse estilo.

A identidade visual era forte, com peças cheias de atitude e bem marcantes.
Mas, como várias marcas nacionais desse nicho, sofreu com a concorrência, a saturação do mercado e a mudança de comportamento dos consumidores.
Perdeu BASTANTE espaço conforme novas marcas chegaram com mais apelo e, aos poucos, foi desaparecendo das vitrines, das lojas e das ruas.
Hoje praticamente desapareceu do mercado, sobrevivendo só em memórias e em peças raras guardadas pelos fãs.

Pelo que vi no instagram da marca, que me parece ser o oficial, eles postaram algumas coisas em 2020, ficaram uns 4 anos sem postar nada
E no final de 2024 postaram um vídeo meio sem sentido haha
Que não disse muita coisa e novamente sumiram!

Mas é isso TIMÊ, não tem como negar que a Plasma Footwear é uma relíquia do streetwear nacional, símbolo de uma geração que respirava skate e cultura urbana.

Quem por ai chegou a usar Plasma, hein?










05 EVOKE

De Range Rover, Evoke, na pista eu arraso...
É TIMÊ, muita gente pensa que essa música do Guimê ele falava do carro, né?
Mas, não, ele cita o RANGE ROVER VIRGULA EVOKE, ele fala do óculos
E ele mesmo já citou isso em entrevistas, doideira, né? Haha

A Evoke surgiu como uma marca nacional de óculos de sol que bombou MUITO no final da primeira década dos anos 2000, conquistando espaço rápido pelo design ousado das suas peças!
Com óculos grandes, espelhados e cheios de personalidade, virou rapidinho item de status em rolês, praias e baladas (ah, claro, nos bailes também)
A estética chamativa e diferente ganhou muitos jovens que buscavam se destacar no visual.

No Brasil, foi praticamente uma febre: todo mundo queria um Evoke pra combinar no visual.
Eu acredito que, por seus modelos terem sido MUITO característicos, numa estética mais pesada, que não era muito versátil
E talvez por não ter conseguido virar outros modelos mais casuais, foi uma tendência mais pontual desses óculos super grandes e robustos
E, passou... 

Hoje praticamente sumiu do mainstream, ainda tem sua loja virtual, ainda está viva, mas bem distante do hype que pegou há alguns bons anos
Mas não deixa de ser uma Relíquia, né TIMÊ? Marcou seu nome na história da Moda Nacional com certeza!







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