sexta-feira, 1 de abril de 2016

Moda vs. Música #01 - A influência dos anos 50 (Estreia da Nova Coluna)

Fala TIME, tudo certo com vocês? OPA, hoje tem estreia de Coluna Nova por aqui no Macho Moda e eu diria que é uma das que eu estava mais ansioso pra postar, pois é diferente de tudo que já fiz no Blog. Hoje é a estreia da série de posts Moda vs. Música, uma viagem ao longo de décadas marcantes relacionadas à Moda, Música, Lifestyle, Comportamento e como tudo isso influenciou e nos influencia nos dias de hoje.

E eu (Coloral) resolvi convidar uma pessoa para me ajudar com todo esse conteúdo, chamei meu amigo Del Reis, Consultor de Negócios e Consumo, que vai passar muito de sua experiência e vivência sobre esses assuntos. Fechou? Espero que vocês curtam! Bora pro primeiro post, sobre os Anos 50, pra começar nossa trip? GO \o
Moda e Música, duas coisas que andam em paralelo, que se misturam, que se conversam, que inspiram. Vocês leitores que acompanham o Macho Moda rotineiramente já devem ter percebido que sempre coloco referências de artistas ligados à música e cantores para ilustrar as postagens, né? E esses caras influenciam diretamente nossos Guarda-Roupas. Muita gente seguiu ou segue o que seu rockstar favorito usa, o que rapper que está em alta veste, etc.

Pra começar a Coluna Moda vs. Música, de uma forma bem descomplicada e direta, vamos dar o Play nesse período tão decisório nos costumes do Homem e da Sociedade, os anos 50, GO!!!

Jeans, James Dean, Levis, Elvis Presley e Pompadour
A Década de 50, pós depressão da 2ª Guerra Mundial, os anos dourados, o falso brilho de amor, muitas letras melancólicas, melosas, a época de Juventude Transviada (filme estrelado pelo polêmico James Dean), o mundo dançando freneticamente ao som de Elvis Presley e seu rock amoroso.

Na Moda foi a década que o Jeans bombou e a Calça 501 da Levis, usada por Dean, começou ser desejo de consumo de todo Jovem Descolado da época. Até então a Calça Jeans era Uniforme de Trabalho dos American Worker’s (trabalhadores da corrida maluca pela construção dos Arranha-Céus americanos). Compondo o visual com o Jeans, a Camiseta Lisa Branca e a Jaqueta de Couro Motorcycle marcam o estilo que foi o começo do fim da alfaiataria. 

As Costeletas bem aparadas e o topete Pompadour do Rei, corte que está em alta pra 2016 como falamos AQUI, causavam inveja nos machos e euforia nas garotas!
James Dean, de Camiseta Lisa e Jeans :)
James Dean e sua Motorcycle Jacket 
Elvis ostentando seu Cabelo muito bem levantado e fixado!
Os trabalhadores Americanos e seus jeans.
Nos dias atuais, destaquei o Pompadour como um dos Cortes Masculinos que está MUITO em alta pra 2016.
Bruno Mars e seu Pompadour.
Pros dias de hoje, a Jaqueta de Couro na pegada Motorcycle é sempre vista nos Looks Masculinos, recebendo adaptações, aplicações, detalhes, mas mantendo sua essência.
Brendon Urie, vocalista do Panic! at the Disco e sua Jaqueta de Couro.
Até Luan Santana incorporou as Referências no Cabelo e nas Roupas pra gravar seu DVD Acústico no ano passado.
O Jeans, que na época começou a bombar nas ruas, virou item obrigatório no Guarda Roupa Masculino, que tal esse Jeans com Jeans, eim? :) 
Justin Bieber no visual Total Jeans!


Ska, Mod e Terno Alinhado
Os anos 50 também ficaram marcados por uma fusão musical muito contagiante, com Elementos Caribenhos misturados ao Jazz e ao R&B, se formou a primeira de algumas gerações do #Ska, que não deixava ninguém ficar parado. Várias pessoas até hoje escutam e seguem o estilo musical (Del Reis que o diga) que apareceu bem forte com o som de várias bandas e artistas de lá até os dias atuais, como por exemplo The Specials, The Skatalities, Sublime, Madness, Amy Winehouse (que tinha muito ska em seu som) e até o mais recente Less than Jake com seu Ska Punk.

E pra curtir o estilo tinha que estar muito bem arrumado, os Mods, subcultura Londrina que surgiu no final dos anos 50, frequentavam shows de Ska com sapatos lustrosos, colarinho engomado, terno bem passado e alinhado ao corpo (hmmmm sinto um gostinho do nosso Formal Slim Fit dos dias de hoje, viu).
The Specials, banda formada nos anos 70, carregava fortes referências do Ska da década de 50. 
Na foto acima, imagem do filme Quadrophenia, da década de 70, inspirado no álbum do The Who, que tem o mesmo nome, mostrando um pouco da rotina dos Mods, com seus ternos e costumes super alinhados, do final dos anos 50/início dos anos 60.
Os Mods e suas Scooters cheias de espelhos, em protesto à Leia criada que obrigava as motos terem pelo menos 01 espelho.
Inspiração Mod com Costume já mais ajustado ao corpo, gravata mais fina!


Rockabilly, Wayfarer, Botas Doc Martens e Barra Dobrada.
Bom, nessa 3ª parte da nossa viagem chegamos até o #Rockabilly, a expansão do Rock com a Abertura de suas Vertentes e acho que é onde mais vemos referências dos dias de hoje, como a década de 50 influenciou e continua influenciando vários pontos em nosso comportamento. Jaquetas mais ajustadas e alinhadas (seja em Couro ou em Jeans), Calças Jeans mais justas ou retas com a Barra Dobrada, Sapatos de Plataformas (creepers) ou All Star nos pés e Meias aparecendo, tudo isso começa a dominar as ruas, festas, bailes Rockabilly e constrói uma referência de beleza e estilo, que desbancou todo o normativo do período.

Nessa década ainda surgem as tão sonhadas e caras Botas Doc Martens, é criada a marca Fred Perry e o Ray Ban Wayfarer vira o queridinho das celebridades. Era bonito escutar Rock, ter um belo Topete, calçar uma Bota legal e ter uma Jaqueta Arranhada (que mostrava que você dirigia uma moto, quase sinônimo que você tinha caído e tinha história pra contar). Deu pra relacionar muita coisa com os dias atuais, né? Hmmmmmm!!!
Inspiração Rockabilly, com penteado bem fixado, Jaqueta de Couro, Barra da Calça Dobrada, All Star, em frente a uma Barbearia de época.
O modelo Wayfarer é uma ótima opção de Óculos Escuro para se ter, super versátil e atemporal.
Ray Ban + Jaqueta Jeans <3 
Até hoje o modelo de óculos é queridinho das celebridades, né Leo? haha
Jaqueta de Couro, Barra dobrada e Bota Doc Martens, boas referências! 
Doc Martens com Jeans <3
O cantor Zayn Malik, ex One Direction, agora em carreira solo, usando sua Bota Doc Martens!
Look Masculino atual, com bastante referência da década de 50, na Jaqueta de Couro e All Star.
O rapper Wiz Khalifa, de Jaqueta de Couro e All Star nos pés!


Cabelo, Elvis novamente, Referência Militar, Barbearias e o Old School 
A preocupação com o cabelo bem cortado e aparado era grande, Topete Levantado a lá Elvis, como já falamos bastante anteriormente, Laterais baixas, Penteado pro lado e muita referência militar, pela ressaca pós 2º Guerra Mundial. A brilhantina lustrava e fixava muito bem os fios, era quase uma obrigatoriedade, e contava vários pontos num jogo de conquista! Será que conseguimos trazer um pouco (ou quase tudo haha) pros dias de hoje?

Cada vez mais nós estamos nos preocupando com nosso bem estar, com a nossa auto estima e o Cabelo (e barba) é um fator importantíssimo. No quesito beleza, temos mais do que provas contundentes de todas essas referências, praticamente todos os dias uma Nova Barbearia, Espaço voltado para o Homem ou Estúdio de Tattoo é inaugurado, com a atmosfera rocker cinquentista, com ambientação Old School (na própria pele com a tatuagem) e na explosão das Pomadas, Ceras e Produtos para deixar seu “Sidepart” ou "Slicked Back" no lugar por mais tempo (rsrs).
David Beckham com seu Slicked Back bem fixado e Óculos Ray Ban.
A foto acima, da barbearia Corleone, uma das mais famosas de São Paulo, totalmente ambientada com inspirações da época e de outras décadas.
Na foto acima e abaixo, Matty Mullins, vocalista do Memphis may Fire, com bastante inspiração da década de 50, Jaqueta de Couro, cabelo bem fixado e com brilho. Recentemente ele lançou uma marca de Pomada para Fixação do penteado masculino.
Matty Mullins mostrando seu Modelador "On Point Pomade".
O vocalista do Artic Monkeys, Alex Turner, outro que possui bastante referência cinquentista em seu visual. 

Música, moda, estilo e comportamento, acontecimentos que seguem em paralelo com o passar das décadas. Através da reciclagem e repaginação, conseguimos olhar para o futuro sem desprezar a história e suas influências, tudo válido para a construção do nosso “Novo”, do nosso “Agora”.

Vale a pena ler também:
Tendências Masculinas para o Outono/Inverno 2016
Penteado Masculino: Dicas de Modeladores para Penteados com Brilho
5 Tênis/Sneakers que estão em alta para o Vestuário Masculino

Eae TIME, o que acharam da nossa primeira viagem no tempo? O que acharam das Influências que destacamos aqui dos anos 50? Conteúdo bem grande, né? Mas essa Coluna merece haha 

Deixem suas opiniões e sugestões aqui nos comentários e fiquem ligados que muito em breve Del Reis e Eu (Coloral) daremos o Play novamente na Moda vs. Música com a década de 60, fechou?

Esse post foi escrito através de uma Colaboração entre Leonardo Leal (Coloral), fundador do Macho Moda e Del Reis, Consultor de Negócios e Consumo.



Inscreva-se no Canal do Youtube do Macho Moda: 



Curta a Fan Page do Macho Moda: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário