quarta-feira, 24 de maio de 2017

Visual Merchandising, o que é? - Profissões Da Moda #01

Fala TIME, tudo certo com vocês? :) OPA, tem Estreia de Coluna Nova por aqui no Macho Moda, é isso mesmo Coloral? É isso mesmo, hoje corto a faixa da #ProfissõesDaModa!!! Assunto que até então não tinha abordado no Blog ou em nenhuma Rede: bora conversar um pouco sobre Profissões relacionadas à Moda? E pra começar, vamos descobrir um pouco a respeito de Visual Merchandising? O que é? Como é a rotina? Vale a pena trabalhar na área? Enfim, bora pro post AGORA pra conhecer e ler de forma descomplicada sobre o assunto? GO \o
#ProfissõesDaModa, estreia dessa Nova Coluna hoje por aqui no Macho Moda, já fazia um tempinho que queria falar sobre temas relacionados a isso, Profissões dentro da área de Moda, e agora achei um formato bacana! Tive a ideia de colocar algo relacionado ao tema, até pra ajudar muita gente que tá na dúvida do que fazer da Vida, de Curso, de que Caminho seguir, como também pra galera que possa ver uma oportunidade de Crescimento nessa área.

Mas enfim, bora direto ao ponto? Bora conversar sobre Visual Merchandising TIME? É uma área promissora dentro da Moda? Quais são as principais funções do Profissional que trabalha com isso? De forma descomplicada e direta, separei abaixo esse conteúdo pra vocês, vejam:

O que é Visual Merchandising?
O Visual Merchandising (ou VM) é um item que está dentro de Merchandising e que, por sua vez, faz parte do Marketing. Pra se ligar certinho nessa Salada de Frutas, precisamos entender alguns conceitos básicos:
  • O que é Merchandising? Resumidamente é um conjunto de atividades e técnicas, dentro do Marketing, que busca criar Impulsos de Compra nos consumidores.
  • O que é Visual Merchandising? O Visual Merchandising busca, através do Visual, da Estética, da Exposição do Produto no ambiente da Loja, causar um Impacto Positivo no Consumidor para aumentar, de forma eficiente, esse Impulso de Compra e Gerar a Venda.
Como o Visual Merchandising é aplicado à Moda?
Sabe quando você vai no Shopping e vê as Vitrines? A Composição de uma Vitrine de uma Loja é Visual Merchandising puro! Quando você entra em uma Loja de Departamentos e é impactado por um Look no manequim, por uma Peça em Destaque, por um Lançamento na arara central da Loja? Isso também é Visual Merchandising puro!
Em média, 80% das nossas Impressões sobre algo, são criadas através da Visão, de como vemos determinada coisa.

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Será que tudo isso é brincadeira? haha 
Hoje em dia NADA é por acaso, tudo que está ali, pra gente ver, pra nos impactar, pra gente comprar, é totalmente observado, estudado, planejado e pensado. 

Um exemplo prático: Quem nunca entrou na Renner, Riachuelo, Zara, C&A e viu inúmeros vendedores organizando as Roupas nas araras certas, dobrando Camisetas e arrumando a Loja à todo momento. Eles não estão fazendo isso por nada, tem alguém por trás cobrando para que eles façam isso, para que eles deixem tudo no lugar que tem que estar, pra quando o próximo Cliente entrar na Loja, ser impactado da Melhor Maneira possível para desejar ter aquela Calça, aquela Camiseta, aquela Blusa, enfim.

SIM, comecem a reparar na próxima visita de vocês TIME, vocês vão entender o que eu estou falando. A disposição dos Produtos, como eles estão expostos, dobrados, a Composição do Look do Manequim, até a Iluminação da Loja, a Cor da Parede, o Material do Móvel, enfim, tudo é planejado, desenvolvido e aplicado para que a gente se sinta confortável. Tudo isso faz parte das preocupações dos Profissionais de Visual Merchandising.

O Visual Merchandising olha apenas para o Ponto de Venda?
Não! O Visual Merchandising extrapola o Ambiente da Loja Física, ele está muito relacionado com a Experiência de Compra, em todos os estágios, ainda mais hoje em dia, com os Sites, Lojas Virtuais, Redes Sociais, etc.
Toda a Exposição do Produto, em qualquer Canal da marca, precisa conversar, a Comunicação precisa ter uma Identidade definida, o Ambiente do Ponto de Venda precisa estar refletido em todos os Pontos de Contato do Consumidor com a Marca.
O Cliente precisa ser impactado em todos os Canais, seja vendo o feed do Instagram da marca, seja entrando na Loja Virtual, recebendo um Email, passando na vitrine do Shopping, entrando na Loja Física, quando ele comprar o Produto e até quando ele for vestir a peça.

Tudo é pensado para causar uma Impressão Positiva, para que aquele Consumidor volte a comprar e se sinta bem usando ou quando estiver em contato determinada marca. 

Todos esses pontos (e muitos outros) fazem parte do Visual Merchandising e são estudados todos os dias para cada vez mais gerarem Resultados Positivos. Então enquanto você está lá na loja, de boa, em um momento de diversão, de lazer, pensando no que comprar, tem gente estudando (e muito) COMO fazer para que você realmente COMPRE! haha Loucura, né?
DEPOIMENTOS DE PROFISSIONAIS DE VISUAL MERCHANDISING:
Deu pra entender tudo isso TIME? Ficou complicada a Teoria? Bom, pra ajudar ainda mais vocês com esse mundo do VM, resolvi convidar alguns profissionais que já trabalham na área de Visual Merchandising para compartilhar um pouco de suas experiências, vejam abaixo alguns relatos que achei bem interessante:
"Um caso interessante que já vivi na área foi pegar uma marca que fazia corretamente todo o desenvolvimento da coleção, a pesquisa de tendência, os produtos chave, mas na hora de colocar as roupas no ponto de venda não havia identidade ou organização nenhuma. O meu desafio foi mostrar para a marca que o Visual Merchandising é essencial, para que todos os Esforços e Investimentos do Marketing e da Comunicação sejam valorizados na experiência de compra do cliente."


"A rotina de VM é bem agitada, precisa constantemente buscar novidades, sempre estar ligado em tendências e principalmente colocar a criatividade pra funcionar em Épocas Especiais como Dia das Mães, Natal, etc. "


"Não posso reclamar do que ganho na área, eu consigo hoje me manter através dos trabalhos, que estão sendo cada vez mais frequentes e longos. Mas devo isso ao meu aprendizado constante e experiência, não pode parar de estudar. Várias empresas estão interessadas em profissionais de VM, nos EUA, por exemplo, é visto em quase todos os lugares, não só em shoppings, mas também em Parques e Museus."


"Trabalhar apenas como VM de fato‚ pra ganhar uma boa grana, vai depender muita da empresa‚ do ramo de atividade e por ai vai! Geralmente as empresas/lojas mais focadas em moda jovem pagam mais‚ mas o meu conselho de fato é ir sempre além do VM‚ é legal estudar um pouco de tudo‚ corte e costura‚ criação‚ arrumação, etc. Se você navegar com bons Profissionais um pouquinho por cada etapa‚ seu trabalho vai se diferenciar e ser valorizado."
Curso de Visual Merchandising:
  • Pra quem se interessar, hoje em dia já temos diversos Cursos Livres e Profissionalizantes focados em Visual Merchandising para Moda, escolas como Senac, Belas Artes, Panamericana, IED, Sigbol, entre outras oferecem cargas horárias e Conteúdo Programático sobre o assunto, vale a consulta, fechou? \o

► Vale a pena ler também:
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Eae TIME, o que acharam dessa Nova Coluna por aqui? Da Profissões Da Moda? Curtiram? Acharam a ideia bacana? Já conheciam sobre a área de Visual Merchandising

Deixem suas opiniões por aqui nos comentários, pra gente trocar aqueeeeeeeeela ideia!

Para escrever esse post, as minhas fontes de conteúdo foram os sites VisualMerchandisingNaPrática e Administradores. Para as fotos, peguei todas no Pinterest.



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