segunda-feira, 17 de junho de 2013

Guia Prático para as Manifestações. #VaiPraRua

Fala TIME, tudo certo com vocês? Como estamos vivendo manifestações por toda a parte do Brasil e do Mundo (Hoje tem mais em São Paulo), a galera indo pras ruas pra brigar por seus direitos, então nós do Macho Moda decidimos separar um Guia Prático para ajudar vocês a minimizar o risco com as bombas de gás, spray de pimenta, etc, pra ir mais tranquilo e preparado!
Sou totalmente a favor de ir para as ruas, defender nossos direitos pra viver em uma cidade/estado/país melhor, temos consciência de que muita coisa está errada, vemos muita roubalheira desde que nos entendemos por gente e já cansamos de ficar calados, pagando impostos abusivos e que não refletem em bons serviços pra nossa sociedade, o Sistema de Saúde é falho, nossa educação é deixada de lado, nosso direito de ir e vir é esfaqueado todos os dias com um Sistema de Transporte Público ruim em logística, que não atende a todos, mega lotado e o pior de tudo, CARO. Entre outros problemas, que se eu for citar aqui, vou exceder todos os limites de caracteres que o Blog oferece, pra sempre! :)

Se formos aceitar sempre o que é imposto, nada vai mudar, então é preciso SIM se mobilizar, não é por centavos, não é por uma situação isolada, é pelo desgaste acumulado de anos e anos sendo estuprados economicamente e socialmente.

Enfim, após esse meu desabafo, vamos ao objetivo principal desse post. Separei Dicas para evitar alguns problemas nas manifestações, como tentar minimizar os efeitos de Spray de pimenta e o Gás lacrimogêneo, o ideal é que isso não fosse usado contra a população que apenas quer ser ouvida, certo? Mas na prática, não é sempre assim!

Lembrando que o Macho Moda preza pela segurança de todos, não apoiamos vandalismo de nenhuma das partes envolvidas nas Manifestações, apoiamos o protesto, lutem por seus direitos TIME!
  • Máscara para Proteção
Você pode usar uma Máscara com Óculos de Natação para amenizar os efeitos dos gases e do spray de pimenta. Se tiver contato direto, recomenda-se lavar o rosto com corrente, o quanto antes, separei mais dicas abaixo sobre isso.
  • Máscara de gás artesanal (Pode ser considerada uma arma em algumas manifestações)
Garrafa PET de 2 litros;
Máscara facial;
Elástico;
Fita isolante.

1. Cortando a Garrafa 
Essa vai ser a proteção para seu rosto, marque o desenho a ser cortado e faça-o como na imagem.

2. Isolando as Bordas
Pra evitar machucar o rosto, passe fita isolante nas bordas. Outra opção é você colocar algodão, passar cola branca ou colocar borracha nas bordas antes de passar a fita isolante para deixa-las macias.

Grampeie as bordas laterais da garrafa para gerar uma alça, onde será instalado os elásticos, coloque-os de forma que a garrafa fique firme ao rosto!

3. Instalando a Proteção Respiratória
Na base interna da garrafa coloque a máscara de gás. Outras opções dependem do elemento ao qual você pretende se proteger. Por exemplo, se pretende se proteger da fumaça, você pode colocar um pano embebido em água, No caso de amenizar e se proteger de gás lacrimogêneo, uma alternativa seria um pano embebido em vinagre (Mas cuidado pra não ser preso por porte de Vinagre, viu? é mole?)

  • Cartazes

A Gráfica Meli-Melo Press ofereceu a impressão de Cartazes para os Manifestantes de Graça! 

Isso mesmo, depois de encarar as bombas e ficar com os olhos inchados pelo Spray de Pimenta, o designer gráfico Roberto Galvão decidiu convidar os paulistanos a imprimirem cartazes em formato A3 em sua gráfica. Entre em contato com eles AQUI pra mais informações TIME

Outras Dicas Rápidas:
  • Quanto menos parte de seu corpo estiver à mostra, melhor, pois o gás e spray irritam a pele e mucosas
  • Para ajudar na locomoção, vá de tênis, calçado confortável, pois você vai precisar andar MUITO (e até correr, se necessário).
  • Se você teve o contato direto com o gás, recomenda-se a lavagem do rosto com água corrente, cabeça virada na lateral, o que impede o gás de se fixar. Não esfregue seu rosto ou seus olhos, isso pode irritar mais ainda
  • Em caso de queda, levante-se rapidamente, o gás é mais pesado que o ar.
  • Ande sempre com seu Grupo
  • Se informe onde vai começar, qual a rota da manifestação, mantenha sempre o contato com seus amigos e participantes.
Colhemos as Dicas: Sobrevivendo, Anonymous Rio, Occupy São Paulo.

Curtiram as Dicas TIME? Deixem suas opiniões sobre o assunto, sobre os protestos nos comentários e boa Manifestação!


Curta a página do Macho Moda no Facebook para acompanhar todas as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário