terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Historia da Vans, since 1966!

TIME, tudo certo com vocês? Hoje venho falar mais uma vez sobre a Vans aqui no Macho Moda, essa marca que faz tanto sucesso entre muitas tribos hoje em dia, mas será que todos conhecem suas origens?

Em 16 de Março de 1966  Paul Van Doren e 3 sócios inauguraram na cidade californiana de Anaheim sua primeira loja, que era pioneira na época fabricando e vendendo tênis direto ao público. Na primeira manhã de funcionamento a Van Doren Rubber Company vendeu 12 pares de seu Deck Shoes (hoje conhecido como Vans Authentic). 


A marca foi crescendo durante o passar dos anos e já na década de 70 começou a se tornar popular entre os skatistas, que era seu público alvo, pelo seu solado vulcanizado que ajudava na performance do esporte e na realização das manobras, os próprios skatistas foram os responsáveis por apelidar a marca com seu futuro nome, VANS!
Vans Authentic, o clássico da marca!
Em 1975 mais um modelo clássico saia do forno, Tony Alva e Stacy Peralta desenvolveram o design do que na época era chamado de Vans #95, o tão famoso Vans Era, diferenciado e com combinações de cores até então não vistas no mercado. No ano seguinte, a tradicional listra lateral (Sidestrape) aparecia no modelo Style 36, Old Skool.
Vans Era e suas combinações de cores
Modelo Vans Old Skool com sua listra lateral (Sidestrape)

Ainda nos anos 70, mais precisamente em 1979, a marca introduziu em seu porrifólio de produtos o modelo #44 (Slip-On), que com a ajuda dos skatistas e ciclistas de BMX, se tornou muito popular a nível nacional, o que ajudou na abertura de 70 lojas espalhadas pela Califórnia e o começo das vendas internacionais.
Vans modelo Slip-On

Nos anos 80 a Vans se tornou um ícone entre as gerações Punk Rock e Hard Rock, sendo vista no vestuário de várias bandas famosas da época, além disso em 1982 o ator Sean Penn utilizou um modelo de Slip-On no filme Fast Times at Ridgemont High (Picardias Estudantis) fazendo com que a marca ganhasse notoriedade internacional.
Sean Penn usando Vans Slip-On no filme Fast Times at Ridgemont High.

Mesmo com tanto sucesso, em 1983 com a expansão da linha para outros esportes (baseball, basquete, futebol americano, entre outros) fez com que a Vans batesse de frente com grandes marcas esportivas, o que levou a sua (quase) falência, mas para a nossa alegria pouco tempo após isso a empresa conseguiu financiamento de empresas bancárias e se reergueu ampliando ainda mais sua presença internacional.


Crescimento das coleções e modelos assinados por skatistas renomados da época, como Geoff Rowley e Cory Nastazio, continuaram a impulsionar a marca durante os anos, Já, mais recente, em 2000 e 2001 foi considerada pela revista Forbes como a Melhor Pequena Empresa Americana. Ainda em 2001 a marca comprou os direitos de controle da Warped Tour, maior festival de esportes radicais e música do país, que até hoje bomba nos verões americanos.

Em 2004 a V.F Corporation (mesma fabricante da LEE Jeans) se interessou pela compra da marca e por, nada mais nada menos, US$ 396 milhões adquiriu a Vans, mas tendo ainda como um de seus principais colaboradores Steve Van Doren, um dos fundadores da marca. Ainda nesse ano a marca mais uma vez inovou ao lançar o Vans Customs, permitindo seus consumidores personalizar os modelos Slip-On com diversas cores e tecidos. 

Mais do que nunca a Vans é uma marca de sucesso e até hoje continua crescendo cada vez mais! 

Curtiram o post TIME? Conheciam sobre a história da Vans? Quero saber a opinião de vocês sobre tudo isso aqui nos comentários! :}

Um comentário:

  1. O post me informou satisfatoriamente minha curiosidade sobre a origem dessa marca.

    ResponderExcluir