quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Impressoras 3D, o futuro em nossas casas.

TIME, tudo certo? O ano está oficialmente começando, para nós só depois do Carnaval (né?) -não, e o primeiro post de 2013 no Macho Moda é sobre um assunto polêmico e revolucionário, que eu venho acompanhando já há algum tempo, as Impressoras 3D.

Isso mesmo, já existem impressoras capazes de realizar impressões 3D de várias coisas, a partir de vários materiais, sapatos, roupas, brinquedos e até órgãos humanos já estão sendo impressos nessas belezinhas (Os primeiros testes com os órgãos devem ser iniciados em 2014). As impressoras 3D não são novidade, há mais de 25 anos a Engenharia utiliza máquinas assim para criar protótipos, mas desde 2007 com o fim de algumas patentes, essa tecnologia vem ganhando força, principalmente para o uso doméstico, o que pode gerar uma nova revolução industrial, pois qualquer pessoa, sabendo operar, pode transformar um desenho virtual em objeto real, sem sair de casa.


Projeto de Impressão 3D de Headphone feito pela empresa Teague, fabricante da Polaroid e Xbox

Fundada em 2009 nos Estados Unidos, a empresa MakerBot abriu em Novembro sua primeira loja física para comercializar Impressoras 3D domésticas, o modelo Replicator2 da marca pode ser adquirido a partir de US$2.199. Aqui no Brasil, encontrei algumas opções de 5 a 12 mil Reais, mas em um futuro breve, esperamos ter mais acessibilidade à esse produto.

Separei 2 exemplos de impressões 3D que já são realidade no Mundo, só pra inspirar, vejam:

Disney Tech.me: Serviço da Disney lançado em Agosto, que fabrica através da Impressora 3D uma boneca com o rosto que você desejar, o processo está registrado em vídeo, vejam:

Roupas 3D: O Sapato abaixo foi impresso por uma impressora 3D, e com o avanço dessa tecnologia, essa máquina em nossas casas, pode significar uma revolução no método de se comprar roupas. 
Imagina você pagar apenas pelo desenho do estilista? E poder imprimir ali na hora, em seu próprio quarto uma camisa, calça e tudo mais? Ou realmente usar o conceito DIY (Do It Yourself) e desenhar sua própria coleção, imprimindo você mesmo em poucas horas através de sua Desktop 3D Printer, pensaram nisso? Pois é, o Estilista Iris van Herpen já pensou e criou uma coleção toda impressa em impressora 3D para a realização de um desfile, vejam AQUI as fotos.

Enfim, esse post foi apenas uma introdução ao assunto, para instigar vocês à pesquisarem mais sobre o tema, polêmico, mas lotado de inovação e esperança. O que acharam TIME? Deixem a opinião de vocês sobre a Impressora 3D aqui nos comentários!

2 comentários:

  1. Seu blog é fantástico! Espero que a cada post aumente o sucesso e o público que respeita e valoriza a moda também para homens. Sem querer ser inconveniente ou promover picuínhas, mas esse blog sim, é pra HOMENS que curtem moda. Não é sendo homofóbico nem nada do gênero, mas aquele "garotodegirfe" por exemplo... putz mew, tá mais pra: moda pra viado passivo fashion. Enfim... devo muito a vc. Coloral, pq. sou de brasília e só graças a vc. (e ao seu posto, claro haha) descobri a loja virtual da Vomit3D! *-* fiz mil compras e estou radiante, haha. Abraço enooorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando! Muito gratificante receber esses elogios! Estou engatinhando ainda, gosto de escrever sobre Moda e coisas que eu curto e melhor ainda fazer isso do meu jeito, respeito demais os parceiros blogueiros, cada um tem sua especialidade e seu jeito de escrever, tem espaço pra todos! Conto com você sempre acompanhando por aqui. Um Abraço

      Excluir