quarta-feira, 10 de abril de 2013

Rio de Janeiro vai multar quem jogar Lixo nas ruas

TIME! tudo certo por ai? Hoje o post do Macho Moda vai ser um pouquinho diferente do habitual, isso mesmo, quero discutir e saber a opinião de vocês sobre a medida que o Rio de Janeiro adotou para o combate do lixo nas Ruas, MULTA!

Ontem o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou a medida que mobilizará 500 fiscais espalhados pela cidade para multar quem jogue lixo nas ruas, vale apontar que no ano passado foram recolhidos quase 3 Maracanãs lotados de objetos (lixo) nas ruas. 

As punições, que começam em julho, variam de acordo com o objeto que você jogar, exemplo, se você jogar uma latinha de breja ou refri e for pego pelo fiscal, vai ter que desembolsar R$157, para objetos maiores os preços aumentam, podem chegar até R$980.

A multa vai ser aplicada através de uma impressora acoplada a um Palmtop, pelo CPF da pessoa os fiscais conseguirão emitir a pena, AH! ai de você se não quiser informar o CPF, um PM irá te levar para a delegacia, eles já fazem isso pra quem faz xixi na rua. Isso tudo cabe recurso e após levar a multa você pode brigar na justiça e se envolver com todos aqueles processos burocráticos.
Esse sistema já é adotado em Cidades no exterior, como por exemplo em Nova York, Tóquio e Osaka. Outras cidades já estão coniventes com a ideia e querendo implantar a Multa Contra o Lixo nas Ruas. 

E vocês TIME? O que acham dessa decisão do Rio de Janeiro? Acham que a cidade de vocês deveria implantar também?

Minha Opinião:
Apesar de ser um pouco extremo, na minha opinião, é um jeito rápido de tentar (re)educar nosso povo brasileiro, se cartilhas e campanhas não dão certo, vamos mexer no bolso que a galera sente mais, não é sempre isso que ouvimos? 

Mas o Governo precisa fazer sua parte, além da fiscalização, é necessário organizar e fazer a manutenção das lixeiras com frequência e criar mais locais para despejo de objetos. 

Vale nossa conscientização também né TIME, o que me deixa preocupado é se estão fazendo isso apenas nessa época Pré Copa do Mundo, o sol não pode ser tapado com a peneira, precisamos realmente tentar mudar o hábito da população com fiscalização e campanhas contínuas, as palavras chave são PREVENÇÃO e EDUCAÇÃO, certo?

Vocês concordam comigo? Não concordam? Então comentem aqui, quero ver as opiniões e o ponto de vista de vocês sobre esse assunto de interesse geral :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário