terça-feira, 7 de maio de 2019

NOSTALGIA: Big Johnson, a Marca POLÊMICA que bombava nos Anos 90

Fala TIME, tudo certo com vocês? :) BIG JOHNSON, você chegou a conhecer essa marca? Hoje inauguro uma Coluna Nova no Canal, a NOSTALGIA MACHO MODA, e começo falando dessa marca SUPER HYPADA dos anos 90, que todo jovem queria ter uma Camiseta dela! Polêmica, Bem Humorada, Irônica e com um Apelo Sexual forte, essa era a BIG JOHNSON. Bora pro post se ligar em tudo isso? GO!!!
BIG JOHNSON! Eu era moleque bem novinho nos anos 90, mas lembro MUITO bem dessa marca! Pelo que me recordo, foi a primeira marca que eu desejei ter uma Peça, lá pelos meus 9, 10 anos, ERA SONHO DE CONSUMO haha Todas as Estampas da Big Johnson passavam um conceito irônico, sempre com um apelo sexual forte e eu não entendia muito na época, vai ver por isso meus pais só me deram 01 peça, mas enfim haha

ASSISTA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:



O Personagem:
O personagem principal da marca, E. Normus Johnson, era meio que um Geek da época, meio Nerd, Magrelo, Ruivo, usando óculos, mas que sempre estava rodeado de Mulheres, por seu, digamos, Porte mais Avantajado! Situações engraçadas, icônicas, que traziam sempre seu Órgão Sexual como tema principal da narrativa, eita!
Pelo que li, a marca nasceu no final dos anos 80, lá em Baltimore, cidade americana, por 2  irmãos que trabalhavam no setor de Brindes para Empresas e começaram a Estampar Camisetas nessa época. Eles fizeram um trampo pra um Bar, que chamava Big Pecker’s e vendia Frango, estamparam algumas Camisetas engraçadas pra esse cliente, acharam legal a pegada das Camisetas e resolveram criar uma marca nessa mesma vibe, explorar esse tema mais cômico e irônico. Foi ai que fundaram a a Big Johnson, pagaram um ilustrador pra desenhar o Personagem  E. Normus Johnson e começaram a desenvolver as peças!
Uma das Estampas do Big Pecker's, Bar e Grill, que vendia Frango e despertou o interesse dos irmãos na criação da Big Johnson.

Crescimento da Marca:
Em 1989 a Big Johnson já estava rodando bem nos EUA, começando a receber pedidos de várias regiões do país, foi ai que eles expandiram a Linha de Estampas e começaram a criar temas em cima do personagem principal, sempre com esse apelo sexual forte ligado ás peças, Normus Johson começou a aparecer caracterizado de Bombeiro, Levantador de Peso, Jogador de Golfe, Baseball, em váriaaaaaas estampas, que renderam uma média de venda em camisetas de 14 milhões de dólares aos irmãos, no início dos anos 90, EITA!

Big Johnson era febre, várias Redes super Populares nos EUA e Lojas de Departamentos começaram a entrar em contato com a marca, pra revender seus produtos e desembarcou em Terras Brasileiras nos anos 90 também. Era vendida em várias Lojas de Moda Jovem/Street da época, até que nosso Brasilzão começou a piratear a marca e ela começou a ser vendida clandestinamente em centros populares de comércio (como quase tudo por aqui, né?) 

Pirataria e Cópia:
Quando os irmãos fundadores da Big Johnson foram tentar registrar os direitos de comercialização dos produtos aqui na América Latina, eles descobriram que haviam outros 10 interessados na frente deles nesse Registro, inclusive uma grande Rede de Lojas de Departamento Brasileira, que eu não consegui achar qual foi, estava nessa Lista também e já até estavam ATÉ comercializando as Camisetas da Big Johson, só que escritas em Português, doideira?
No comecinho dos anos 2000, um dos fundadores da marca disse em uma entrevista: “Levamos 3 anos pra fazer a Big Johnson estar em toda parte dos EUA, mais 3 anos de Venda Intensa, faturando até 30 milhões de dólares com a venda dos produtos e outros 3 anos de queda...”

Queda e Legado:
Loucura, né TIME? Eles criaram um Monstro que provavelmente não conseguiram controlar, por falta de tato? Talvez? Falta de administração das coisas? Não acreditar no potencial global da marca? Tirem as suas própria conclusões sobre o caso!

O que importa é que a Big Johnson deixou seu legado no Mundão, deixou seu Legado na Moda Jovem Street dos anos 90 e quem lembra, quem vivenciou esse tempo, sabe do que eu estou falando, a FEBRE que eram as Camisetas!

Hoje em dia é BEM DIFÍCIL encontrar uma Camiseta dessas, da época então, quase impossível. Eu encontrei já algumas pessoas vendendo no Mercado Livre, em Brechós, mas não posso afirmar que são exatamente originais, que são as Camisetas reais da Big Johnson, ok?


E vocês, hein? Viveram esse período? Quem não viveu, já tinha ouvido falar sobre a Big JohnsonAlguém tem uma Camiseta dessas, uma relíquia?

Deixem suas opiniões por aqui nos comentários, pra gente trocar aqueeeeeeeeeela ideia \o



Inscreva-se no Canal do Youtube do Macho Moda: 



Curta a Fan Page do Macho Moda: 

Um comentário:

  1. Animal essa sua matéria, a marca não era encontrada muito facilmente, mas realmente era comum ver na rapaziada mais descolada ! Eu consegui comprar uma ali por 95/96...

    ResponderExcluir