quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Trabalhe com Moda: VISUAL MERCHANDISING, o que é essa Profissão?

VM ou VISUAL MERCHANDISING, você sabe o que é isso? Será que pode ser um Nicho pra você que quer trabalhar no Universo da Moda? Fala TIME, tudo certo com vocês? :) Hoje inauguro uma Nova Coluna aqui no Canal, pra falar sobre Profissões e Trabalho com Moda. Muita gente sempre tem interesse no assunto, sempre me pergunto como pode ir pro Mercado de Moda, então vamos começar a explorar um pouco isso por aqui? GO!!!
O que é VISUAL MERCHANDISING?
Resumidamente pra vocês entenderem o Conceito, Visual Merchandising (ou VM, como é popularmente chamado) é uma estratégia que através do Visual, da Estética, da Exposição do Produto no ambiente da Loja, proporciona um Impacto Positivo no Consumidor para aumentar, de forma eficiente, esse Impulso de Compra e Gerar a Venda, valorizando sua Experiência no Ambiente.

ASSISTA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:


Deu pra entender? Na prática, quando você entra numa loja no shopping, por exemplo, você tem uma experiência lá dentro, mesmo a gente não percebendo, isso tudo sendo inconsciente pro cliente! As marcas utilizam estratégias para agregar valor na sua visita, para que você fique mais tempo na loja, para que você se sinta bem, confortável lá dentro, para comprar haha

Seja pela vitrine que você tem o primeiro impacto e te desperta o interesse em entrar, seja pela disposição dos produtos dentro da Loja, seja pela música, pela playlist que está sendo tocada, seja pela fragrância da loja, o perfume que você sente lá dentro, pelos looks que estão montados no manequim, TUDO ISSO (e muitas outras coisas) compões o VM, ou seja, o Visual Merchandising, e fazem parte da estratégia para despertar sensações nos clientes no ambiente da loja.
Se aplicado de forma eficiente no Ponto de Venda, funciona MUITO. Desde o momento que você entra na loja, você já consegue ter a percepção de qual é a pegada da marca, como ela se comunica, se é uma marca moderna, algo mais tradicional, clássico, se é um conceito mais jovem, mais urbano, algo mais rústico, enfim.

Mais de 80% das nossas impressões sobre algo, são criadas através da Visão, de como vemos determinada coisa, então na prática, vocês já devem ter visto em Lojas de Departamentos Grandes, como Renner, C&A, Zara, os funcionários SEMPRE arrumando as Peças, sempre dobrando novamente as Roupas, colocando tudo no lugar, sempre tentando deixar a loja o mais organizada possível. Isso tudo porque existe uma preocupação ENORME de quando o próximo cliente entrar, ter uma experiência SENSACIONAL lá dentro.

Então comecem a reparar a partir de agora quando vocês entrarem nas lojas, como os Produtos estão separados, como está a montagem dos manequins, quais peças estão ali, a Iluminação da Loja, os Materiais dos Móveis, as Cores das Paredes, tudo isso é pensado para que VOCÊ se sinta bem, confortável e compre mais.
COMO TRABALHAR COM VISUAL MERCHANDISING?
Hoje em dia existem DIVERSOS CURSOS, em diversas Instituições sobre o tema: Cursos Livres, Cursos Curtos, Cursos Longos, Cursos Online, Presenciais, enfim. Pra todos os bolsos e pra todo mundo que tem interesse no tema, começar a estudar e praticar!

As grandes empresas e redes do varejo, hoje em dia, já possuem áreas específicas dentro delas de VM, então os caras possuem os Profissionais Especializados nisso, tem Marca que possui um ou mais responsável por VM por loja, tamanha é a preocupação com tudo isso e outras empresas contratam esse serviço por fora, terceirizam, fazem contratos de freela. Então é um Mercado em que você pode ter uma liberdade grande para trabalhar, com diversos Estilos e Marcas.

QUANTO GANHA UM PROFISSIONAL DE VM?
Bom, cada empresa paga de acordo com sua política, né, mas existe uma média de mercado claro, eu encontrei por um site TIME, que é o GlassDoor, ele pega um geralzão de várias áreas e apresenta uma média de salário mensal pra cada segmento, de Visual Merchandising, por exemplo:
  • Na Nike consta que o salário gira em torno de R$3 mil
  • Na Renner R$1600 mais ou menos
  • Numa Havan, na base dos R$1800
  • Na Zara, R$3200
Isso como base, tá? Claro que se você for crescendo na empresa, na área, ganhando experiência, subindo seu conhecimento, seus ganhos tendem a aumentar também, fechou?

AHHH outra coisa importante de falar, que o VM não é só dentro da loja, no ponto físico, mas hoje em dia tudo isso se expandiu, né! Todos os Canais, todos os pontos de contato das marcas precisam estar alinhados.
Então a Loja Física, o Site, a Loja Virtual, o Perfil no Instagram, etc, etc, etc. Onde tiver conteúdo visual, é preciso aplicar o VM, pro consumidor ter a percepção de marca efetiva em todos os pontos, não pode ter atrito entre os Canais das marcas, fechou? Então imagina você ser um Coordenador de VM de uma marca X, um Gerentão responsável por todo o Visual da loja, vVai ter bastante trabalho e muita responsabilidade de administrar tudo isso, MASSA!

Mas me contem TIME, deu pra entender um pouco sobre VISUAL MERCHANDISINGDeu pra sentir um pouco de como é essa profissão?

Quem por ai trabalha com VM? COMENTEM POR AQUI como é o dia a dia, se vocês gostam, se não gostam, se é corrido, se não é, DESÇAM A LETRA

Vocês acham bacana eu continuar com essa Coluna? Vocês gostariam de saber mais sobre outras profissões do Mercado de Moda? OPINEM <3



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