sexta-feira, 2 de maio de 2014

Compras Internacionais: Correios e Receita Brasileira vão implantar Novo Sistema de tributação

Fala TIME, tudo certo por ai? Compra Internacional é sempre cercada de dúvidas, será que vai chegar? será que vai ser taxada? quanto tempo vai demorar? Enfim, a Receita Federal Brasileira está criando, em parceria com o Correios, um sistema para tributação e controle das encomendas. Bora pro post entender melhor!
Segundo dados da própria Receita, as Compras Internacionais crescem de forma muito rápida, de 2014 pra 2013, já cresceram mais de 40%. Ano passado, pra vocês terem uma ideia TIME, foram mais de 18 milhões encomendas feitas de fora do País.

E isso tudo se deve ao crescimento dos Sites Internacionais e o Preço baixo que é aplicado por eles, muitos até com Frete Grátis pra terras Brazukas! Mas essa parada vai ter um controle maior! A Receita Federal Brasileira e o Correios estão criando um Sistema para Controlar essas encomendas, antes mesmos delas chegarem por aqui, isso vai automatizar a fiscalização, que hoje é realizada por amostragem, por isso muitas vezes recebemos nossas Compras direto em casa, sem que elas sejam taxadas.

Esse Novo Controle começa ser testado a partir de Setembro desse ano e deve começar a funcionar pra valer a partir de Janeiro de 2015! O que não é muito bom é que os Impostos Federais sobre Compras no Exterior são de 60% e ainda tem o Imposto sobre Circulação, que pode ser recolhido pelo Correios.

Isso tudo quer dizer que, pós sistema, provavelmente todas as nossas Compras vão ser taxadas! OMFG! Há algumas exceções, como Livros, Medicamentos com receita médica e envios de pessoas físicas com valor abaixo de US$50. 

O argumento que o Governo Brasileiro usa para defender esse Sistema é fazer frente às Importações Irregulares ou de Produtos Proibidos por aqui e também agilizar o despacho das Encomendas com esse Controle maior!

OPINIÃO MACHO MODA: Eu, como vocês sabem, sou um Comprador Online ativo e sempre peço muitas roupas do exterior. Encaro essa notícia com tristeza, pois se o Governo aplicasse essa "Política Protecionista" geral, sem exceções como vimos acima, para realmente incentivar a Produção Nacional, como usando essa taxação para abater os Impostos das Empresas Brasileiras, até que tudo isso poderia ser encarado com mais naturalidade, mas será que isso vai acontecer? Será que o Governo vai incentivar mais a Produção Nacional para termos condições de superar essa demanda Gringa? Será que os Impostos para os Produtores Brasileiros vão cair? É molecada, Brasil il il!

Vale a pena ler também: 

Eae TIME, qual é a opinião de vocês sobre tudo isso? Deixem aqui nos comentários para debatermos!

Fontes: Estadão, TecnoBlog, Uol.


Curta a página do Macho Moda no Facebook para acompanhar todas as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário