quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Doutor MM: Circuncisão, explicando de Forma Simples!

Fala TIME, tudo certo com vocês? :) Olha quem está de volta, é a Coluna Doutor Macho Moda, pra falar de Saúde Masculina, vocês lembram que a lançamos no finalzinho de Julho? Com o post sobre Foliculite da Barba? Pois é, pra esse 2º conteúdo, vamos falar, de uma maneira simples, sobre Circuncisão e Pênis Circuncidado! Bora pro post saber mais sobre isso? \o
O 1º post da Coluna #DoutorMM sobre Foliculite da Barba foi muito massa, ainda recebe muitas visitas, pra quem não viu, só Clicar AQUI.

Mas hoje vamos falar sobre um assunto que envolve um pouco mais nossa intimidade, explicando de forma simples a Circuncisão ou o Pênis CircuncidadoLembrando que o nome da coluna é apenas uma referência à Saúde, com o intuito de ser informativo, explicar as coisas de forma simples, tá? O Macho Moda não é profissional de Saúde e se você tem alguma dúvida, procure seu médico imediatamente!

Vários tabus envolvem a Circuncisão: O que é? Será que é necessária? Por que é feita? O que acontece se o cara tem o Pênis Circuncidado? Enfim, vamos tentar ajudar nessas dúvidas TIME! E por favor, fiquem à vontade pra compartilhar nos comentários suas experiências, ok? \o


O que é Circuncisão? A Circuncisão é um procedimento cirúrgico para remover o prepúcio, que é aquela pele que cobre a extremidade do pênis, a glande, ou, na linguagem popular, a cabeça do nosso pau haha Essa pele possui algumas funções, como Proteger o Pênis e o manter Hidratado.


Explicando um pouco o Prepúcio: Essa Pele chamada de Prepúcio, já começa a se formar lá na barriga da mãe, quando ainda somos fetos. Com nosso crescimento essa pele vai se soltando e se desprendendo da cabeça. Muita gente que não é circuncidada, a Pele apenas envolve o pênis quando ele está mole, descansando haha Mas quando o amigo fica ereto, ela não atrapalha e se retrai. Se mesmo com o Pênis Duro o Prepúcio não se retrai, é indicado procurar seu médico.


Por que fazer a Circuncisão? Esse é um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos da humanidade, sua história também é ligada à questões religiosas e culturais. Por indicação médica, a Circuncisão geralmente é feita em casos de Infecção do Pênis ou quando a Pele não retrai, quer dizer, mesmo com o Pênis Duro, o prepúcio continua envolvendo a cabeça. O desconforto durante a Relação Sexual também é uma das coisas que nos leva à procurar um médico perguntando sobre o procedimento.


Quais são os Benefícios da Circuncisão?
  • Redução da Infecção Urinária: Esse problema não é tão comum nos homens, mas acontece com maior frequência em caras que não são circuncidados, quer dizer, aqueles que não fizeram o processo da Circuncisão. Isso tende a ocorrer pelo armazenamento de secreção na Pele que envolve a cabeça do Pênis.
  • Redução do Câncer Peniano: Quem é circuncidado ainda na infância, possui menos risco de ter câncer no pênis, mas essa é uma doença bem rara também nos que possuem o prepúcio.
  • Menor Risco de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis, mas...: Homens que não fizeram a Circuncisão possuem maior risco de contrair DSTs, inclusive de contaminação por HIV, mas isso não quer dizer que se você é Circuncidado você está salvo, a prevenção é importantíssima em qualquer caso, tá?

Outros Fatos sobre a Circuncisão:
  • O Procedimento da Circuncisão é rápido, leva, em média, 10 minutos, é feito sob efeito de anestesia local (com exceção de crianças). Sua taxa de complicação é baixa, apenas de 0,5%. O que pode acontecer são sangramentos, infecções ou insatisfação com o resultado estético.
  • Muita gente diz que após a Circuncisão, a sensibilidade do pênis fica menor, oque pode diminuir o prazer sexual, mas segundo especialistas, não existem provas suficientes para comprovar. Isso pode ter sido relacionado com a Pele (prepúcio) ser bastante inervada e poder aumentar o prazer.
Eu (Coloral), segundo meus pais sempre me contaram, fui circuncidado logo quando nasci, então não lembro pra falar do processo haha Mas nunca tive nenhum problema na minha vida, complicação ou qualquer outra coisa do tipo por isso.

As Fontes de Conteúdo para esse post foram: Md Saúde, Dr. Drauzio Varella, Boa Saúde

Vale a pena ler também:
#FalaColoral 03 - EREÇÃO EM PÚBLICO: Como Disfarçar?
Os Cortes de Cabelo Masculino para 2016, Dicas!

E vocês TIME? Vocês são Circuncidados? Não são? Ainda possuem a Pele? Quem quiser comentar, contar experiências, pode ficar à vontade logo abaixo nos comentários, beleza? \o


Curta a Fan Page do Macho Moda: 

Um comentário: