quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Dicas para comprar um Terno - Medidas, Tecido, Caimento - Guia Macho Moda

Fala TIME, tudo certo com vocês? :) Hoje é feriado Coloral e mesmo assim tem Post Novo? É isso mesmo, aqui no Macho Moda é trabalho meu filho haha Já estou há um tempinho querendo compartilhar esse conteúdo com vocês e achei que hoje seria um dia bem massa. Separei Dicas para Comprar um Terno ou Costume, um Guia pra não errar na hora de comprar, afinal sempre fica uma dúvida aqui, outra dúvida ali. Então bora pro post ver, no detalhe e de forma direta, as Dicas? Só acessar abaixo, GO \o
Como falei acima, vou tentar ser o mais direto possível, explicar da maneira mais simples cada detalhe de Medida, Tecido, Caimento, enfim, Dicas Rápidas e Efetivas para Comprar um Terno ou Costume.

Bora ver TIME? Abaixo separei tudo em tópicos pra vocês, vejam:

Lembrando que:
Terno é o traje completo com as 3 peças: Paletó, Colete e Calça
Costume é apenas com Paletó e Calça, beleza?

Dicas para Comprar um Terno - Medidas do Paletó

1) Ombros 
  • Essa é uma parte bem importante para observar na hora de Comprar um Terno, Costume, Paletó ou Blazer. A costura dos Ombros precisa ficar alinhada ao seu Ombro.
  • Se você deixar sobrando, mais caído, quer dizer que o Paletó está grande, não vai passar uma impressão alinhada.
  • Ombros muito justos, paletó está apertado. Então, sem segredo, tenha como base a Linha de seu Ombro com a costura do Paletó, ok?

2) Comprimento da Manga do Paletó
  • Para a modelagem Slim Fit, mais moderna, o bacana é deixar um pouco a Camisa aparecer na manga, pelo menos 1 dedo, mas não abuse muito também, ok? 
  • Uma boa referência de medida, é deixar a manga do Paletó bater no ossinho do antebraço, na junção com o Punho.
  • Preste atenção para ver se não há muito tecido sobrando nas mangas, tente acompanhar as linhas do braço, ok? Rente ao corpo, pro caimento do Paletó ficar bacana.

3) Comprimento do Paletó
  • O ideal é que o Paletó cubra seu quadril, mas não se alongue tanto. Uma boa referência de comprimento, com os braços esticados, é deixar o comprimento bater um pouco acima da linha de início do Polegar.
  • Vale lembrar sempre que na usabilidade do Terno, quanto mais longo o paletó, mais você encurta suas pernas.
  • Se você é baixinho, opte por um Paletó mais curto, para dar uma alongada nas pernas e consequentemente parecer mais alto.
  • Se você é mais alto e tem as Pernas muito longas, pode dar esse truque de alongar um pouco o paletó.

Dicas para Comprar um Terno - Medidas da Calça

1) Barra da Calça
  • Basicamente são 2 tipos de Barras que vemos por ai, a Italiana e a Tradicional:
  • Barra Italiana: parece que a Barra está dobrada, pra fora.
  • Tradicional: barra Lisa, sem dobra
  • Pros homens mais baixos, o ideal é buscar a Barra Tradicional, por ser Lisa e não incluir essa quebra no alongamento do visual. Se você tem as pernas mais longas, a Italiana pode ser uma boa opção, ok?

2) Cintura da Calça
  • O ideal é você vestir a calça e a cintura ficar a 2 ou 3 dedos abaixo de seu umbigo.
  • Se você tem a cintura ou quadril mais largos e não quer destacar essa parte do corpo, vale dar uma experimentada nas Calças Sem Pregas.

3) Comprimento da Barra
  • O ideal é não cobrir o Sapato inteiro, deixá-lo à mostra ou levemente caída, principalmente nas opções mais modernas de Terno ou Costume, na Slim Fit. Cobrir o Sapato com a Barra da Calça é o pior inimigo dos baixinhos, isso quebra demais a impressão de alongamento da perna.
  • Muito se fala que o comprimento da Calça não pode deixar a meia aparecer quando você está de pé, em uma "regra" mais tradicional. Mas hoje em dia temos algumas variações para isso.
  • Resumidamente, vou separar 4 opções de Comprimento de Barra pra vocês, vejam:

Tradicional: Na maneira mais tradicional, com Calça de Alfaiataria na modelagem reta, geralmente a barra cobre o Peito do Pé e seu comprimento na parte de trás do Sapato vai praticamente até o início da sola.

Clássica Atual: A barra da calça cobre um pouco o Peito do Sapato e seu comprimento traseiro vai até, mais ou menos, 1 ou 2 cm acima do começo do sola.

Barra Moderna: Muito usada principalmente na modelagem Slim Fit, nas Calças mais ajustadas, o comprimento da barra vai até a linha do Cano do Sapato.

Calça Cropped: Na Cropped, temos o comprimento da barra ainda mais Curta, valorizando a usabilidade do Sockless ou de uma Meia Colorida, Estampada, por exemplo, que converse com o look. Esse estilo está sendo muito usado ultimamente, é a mais moderna das opções e fica muito bacana para mistura com peças mais casuais, com um tênis/sneaker por exemplo.


Dicas para Comprar Terno - Tecido do Terno
É outro fator que precisamos observar na hora de comprar um Terno ou Costume, de qual tecido é feita a Peça. Existem inúmeras possibilidades, misturas, combinações de tecidos, vou separar abaixo um Guia Básico pra vocês pegarem a Dica de maneira mais fácil.
  • Lã Fria: Não se engane, não é porque temos "Lã" no nome que o terno é para o Inverno. Esse, geralmente, é o tecido utilizado nos Ternos de melhor qualidade. Mas mesmo dentro da Lã Fria, existem variações que podem ser classificadas pelo radical Super, vale observar isso.
  • Então temos, por exemplo, Terno Fio Super 100, Super 120, Super 150, Super 180. Quanto maior o número, mais leve, fino e confortável o Terno é.
  • Mas também, geralmente quanto maior o número, mais ele tende a amassar e valor do Terno ou Costume aumenta.
  • Existem outros tipos de tecidos mais em conta, os Sintéticos, como Poliéster, Viscose, Microfibra, enfim. Geralmente o toque desses Ternos não é tão macio e leve quanto um de Lã Fria.
  • Esses outros tecidos também não possuem tanto conforto em dias mais quentes, podem te fazer morrer de calor haha Mas são bem mais em conta, de valor mais baixo, então dependendo da ocasião, do evento que você vai, podem ser bons aliados.
  • Tudo vai depender de experimentar, ver as Dicas de Medidas, se sentir bem com o conjunto. Uma Dica que eu dou, é que quando for comprar um Terno, vista ele completo, ande pela loja, sente em algum banco, levante, abaixe, enfim, faça vários testes para ver se está confortável, se não limita seus movimentos, etc.


ONDE COMPRAR UM TERNO ONLINE?
Pra quem quiser ver opções de Lojas Virtuais que trabalham com Ternos, separei uma busca na Lounge A, que agrega várias opções de modelos e Lojas em um só lugar. Só Clicar AQUI para visitar e ver as opções de Ternos, pra todos os bolsos e gostos. 


► Vale a pena ler também:
Calça Cropped Masculina de Alfaiataria, em alta!
Tendências Masculinas para a Primavera/Verão 2017
Looks Casuais Masculinos com Sapatos, pra inspirar!

Eae TIME, o que acharam das Dicas que separei para comprar um Terno? Curtiram? Já usam algumas delas? Vão começar observar a partir de agora?

Fiquem á vontade para deixar suas opiniões por aqui nos comentários, ok? \o


Inscreva-se no Canal do Youtube do Macho Moda: 



Curta a Fan Page do Macho Moda: 

2 comentários: