terça-feira, 13 de novembro de 2012

Entrevista Macho Moda #06 - Guilherme Cury

TIME, tudo certo? Hoje, eu Coloral, venho pra colocar a 6ª entrevista aqui do MACHO MODA. E o convidado é muito especial, o blogueiro Guilherme Cury, editor do Blog Moda para Homens. Guilherme também faz parte da equipe do Comunicadores.info, um dos blog de comunicação mais renomados da blogosfera, além de outros projetos específicos. Ai vai o Bate-Papo:

Macho Moda: Guilherme, primeiramente muito obrigado por conceder essa entrevista aqui pro Macho Moda, muito legal ter um parceiro blogueiro falando comigo por aqui. Mas vamos lá, queria que você contasse um pouquinho pra galera o que despertou seu interesse pela blogosfera, um pouco do começo e também como foi entrar em projetos tão especiais como o Comunicadores e o Moda para Homens?

Guilherme Cury: Eu sempre fui ligado em computação, internet. Desde pequeno tive contato com computador e até tive a oportunidade de gerenciar uma BBS que meus irmãos criaram (muitos nem devem saber o que é BBS hoje em dia). Com 12 anos já fazia sites e tudo mais. Logo que saiu a primeira plataforma de blog fui criando vários tipos de blogs, de pessoais à assuntos específicos como RPG, Anime, Humor, etc. Quando vim fazer faculdade de propaganda & mkt no Mackenzie abri um blog de comunicação que servia para eu compartilhar meus aprendizados e guardar as referências criativas que usava na profissão. Foi aí que um amigo me convidou para entrar no projeto Comunicadores e, juntos, lançamos o Comunicadores.info, que hoje é um dos principais de comunicação do país. E depois de 1 ano vendo o sucesso do Comunicadores, vi que dava espaço para criar um outro blog, que dessa vez decidi fazer sobre um assunto pouco conversado na internet, moda masculina. Foi aí que nasceu o ModaParaHomens.com.br. O nome já falava o objetivo do blog... E isso garantiu o sucesso atual do MPH.

Macho Moda: Todos nós sabemos que falar sobre Moda geralmente é relacionado ao público feminino ou homossexual, apesar de estarmos em 2012, algumas pessoas insistem em generalizar e manter esse estereótipo, queria que você contasse aqui pra mim se já sofreu algum tipo de preconceito por ser editor de um Blog de Moda Masculina? E ainda sobre o Moda para Homens, o que fazer parte do Blog te ajudou em seu dia a dia? No modo de se vestir e em seu lifestyle?

Guilherme Cury: Sempre me perguntam isso e estão corretos em falar sobre esse assunto. Realmente há um pré-conceito até hoje – importante ressaltar que principalmente NO BRASIL – sobre o homem que gosta de moda. Logo no começo do blog, quando comecei a me vestir mais ousado e voltei para Bauru ouvi de familiares: “Você virou gay em São Paulo? Tá até falando de moda na internet.”. Isso porque eu voltei pra lá com uma garota que era minha namorada na época. E quanto ao estilo, acho que eu mudei bastante... Passei por algo que acompanhava o fashionista e agora me visto mais como gosto. Deixo o cabelo do jeito que eu gosto – independente da modinha – e me visto de forma confortável e da maneira que eu me sinto bem.
Macho Moda: O Moda para Homens já há 4 anos apoia o Teleton e vimos nesse ano de 2012 mais uma vez você na bancada do Programa, como foi participar novamente desse Show beneficente? E nos últimos anos temos presenciado alguns exemplos de Cruzamento de Mídias, em que personalidades da web participam de ações e até migram para a televisão e vice-versa. Qual sua opinião sobre isso também? Acredita que o Brasil está explorando todo o potencial que essa área possui?

Guiherme Cury: Os programas de TV já estão vendo que a WEB é o futuro. Muitos dizem no fim da TV como fonte de conteúdo e o crescimento da WEB como fonte de pesquisas e relacionamento. (eu acredito que isso já começou, basta ligar na TV aberta e procurar algum tipo de conteúdo bacana)
Pensando nisso, muitos programas já criaram a prática de colocar alguém da internet para falar sobre algo, ou toda vez ter algum convidado blogueiro/twitteiro ou em alguns casos mostrando conteúdos da internet, para criar a imagem de que a TV também está ligada na WEB. Quanto ao Teleton, estou na bancada há bastante tempo ajudando nessa causa. Eu sou bem crítico quando vou apoiar algum tipo de ação solidária... Gosto de conhecer o trabalho que realmente é feito e quando vejo que é correto, ajudo. Por isso nesse ano já fui voluntário de algumas ações como Teleton e Mc Dia Feliz. No Teleton, em especial, eles precisam bastante do apoio dos usuários de internet, por isso a bancada é importante. A gente fica algumas horas lá – se revezando – para ajudar a disseminar a hashtag do ano e lembrando as pessoas que estão na internet (com a tv desligada) de que está rolando o evento e que elas podem doar e ajudar as crianças do AACD. 
Macho Moda: Na blogosfera, presenciamos muitos exemplos de compra de posts, publieditoriais, marcas mandando seus produtos para blogueiros e comprando espaços em Blogs. Qual sua opinião sobre esse tipo de prática? Já rejeitou alguma publicidade em posts que escreveu? Você falaria publicamente sobre uma experiência negativa com um produto ou uma marca que já teve contato comercial?

Guiherme Cury: Eu acho comum na verdade. Isso sempre aconteceu em revistas e, como os blogs cresceram e começaram a virar uma grande fonte de conteúdo, esses blogs já estão sendo tratados como veículos também. Isso é, recebendo novidades de marcas, sendo convidados para eventos, criando promoções em parcerias com marcas e também fazendo os famosos publieditoriais. Eu acho que existem blogs e blogs e publieditoriais e publieditoriais. O MPH já não é mais um “blog do Guilherme”, tratamos ele como um portal de conteúdo masculino. Isso é, um publieditorial não precisa ser aprovado pelo Guilherme... não sou eu falando que gosto do produto. Sendo assim, nós vendemos o espaço (demarcado com a categoria PUBLIEDITORIAL) para um cliente que queira colocar seu conteúdo. É lógico que a gente não vai veicular coisas que fogem do nosso assunto ou que são contra a nossa política de anúncios, como algo com interesse político ou um produto que sabemos que faz mal à saúde, etc. Mas eu acho necessário ter essa demarcação de que é um publieditorial.
Macho Moda: Muito obrigado, mais uma vez, pela entrevista Guilherme! Acho super importante essa troca de ideias e de opiniões entre nós blogueiros! Ah e vi que, assim como eu, você é músico também, conta pra mim e pro público do Macho Moda sobre esse projeto musical, pode fazer propaganda haha E também quais são seus próximos passos na vida como um todo!

Guiherme Cury: Eu sempre fui músico. Desde pequeno toco instrumentos musicais variados, como Piano (por formação), Violão, Guitarra, Baixo, Bateria, etc. Vindo para São Paulo já participei de projetos musicais de alguns bons músicos, fiz uma banda (que já não existe mais) e agora estou me ajeitando para voltar à ativa musicalmente. Mas é um projeto para o ano que vem... Que com certeza vou levar com o coração. Pois música é minha verdadeira paixão.

Gostaram da entrevista TIME? Pra acompanhar o Guilherme Cury só segui-lo no Twitter e assinar no Facebook !
e abaixo os Blogs pra que ele escreve:
Comunicadores - www.comunicadores.info
Moda para Homens - www.modaparahomens.com.br
Ando Experimentando - www.andoexperimentando.com.br
Go Surf - www.gosurf.blog.br

Abrassss e até breve!

Um comentário:

  1. Fala aí coloral tudo bem ?
    Eu tenho uma grande dificuldade em fazer a escolha certa na hora de comprar calças devido a ter pernas e panturrilhas grossas por conta da academia, gostaria de algumas dicas para melhorar minhas escolhas.
    Parabéns sempre pelo trampo, sempre acompanhando seu canal 🤙🤙

    ResponderExcluir