Fala TIME, tudo certo com vocês? :) SIM, EU TIVE UMA MARCA DE ROUPA E FRACASSEI, eita! Hoje vou contar as 3 principais Gafes que cometi e me fizeram fracassar na minha empresa, ter que deixar a marca em standby e focar em outros projetos. Se você quer empreender, precisa se ligar nesse conteúdo, GO!!!
3 GAFES QUE COMETI COM MINHA MARCA DE ROUPAS QUE ME FIZERAM FRACASSAR. Sim, pra quem não sabe, até 2019 eu estive à frente da Right Here Company, marca de Roupa que fundei em 2014, com o objetivo de trazer peças diferenciadas, com Preços acessíveis.
Vocês devem ter visto já eu vestindo alguma Longline, alguma Jersey ou alguma Camiseta Henley da Right Here, né TIME? Mesmo vendendo MUITO bem todas as Coleções, esgotando todas as peças praticamente até o último dia que trabalhei com a marca, eu fracassei!
E o fracasso não veio com Falência, com falta de grana, mas ao meu ver por questão estrutural, vocês já vão entender. Antes de tudo, eu não encaro o Fracasso como algo ruim no empreendedorismo, a gente tem que enxergar o outro lado da moeda, com certeza toda essa experiência que tive com a marca me fez crescer muito e ter muita noção para não cometer os mesmos erros hoje, por exemplo com a Loja Macho Moda.
Mas vamos lá, separei as 3 principais gafes que cometi na época da marca, que contribuíram (e MUITO) pro fracasso dela haha
ASSISTA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:
01) DEPENDER DE APENAS 1 FORNECEDOR
Sim, durante todo o processo da Right Here eu tive apenas 1 fornecedor principal de Roupas e isso foi uma das gafes mais relevantes que identifiquei, depois que pausei a marca. O fornecedor era MUITO bom, fazia as peças todas certinhas, com qualidade, a gente usava tecido muito bom e, até o 3º ano de marca, o preço de custo era algo que eu conseguia trabalhar.
Mas quando você tem 1 fornecedor, você fica dependente dele, então se acontecia algum imprevisto com o pedido, algum atraso de entrega de algum material, consequentemente isso refletia nos meus prazos também. E depois do 3º ano, o preço de custo das peças foi aumentando MUITO, que já não dava mais pra segurar o mesmo preço final de antes, então tive que começar à aumentar o preço que o cliente pagava nas peças.
Outra coisa importante, na Coleção Final da Right Here, que acabou nem saindo do papel, a gente estava com um prazo apertado pra testar as Peças, Estampas e Modelagens e na hora h de produzir as Peças pra teste, as Estampas deram errado, o Fornecedor que a gente estampava não tinha a tecnologia necessária para confeccionar e tivemos que ir atrás de outros fornecedores, ai até fazer o contato, conhecer, enviar as coisas, o timing da coleção passou e micou, não saiu do papel, literalmente.
Então uma coisa SUPER IMPORTANTE que levo como lição disso: Nunca tenha apenas uma opção de fornecedor, mesmo que ele trabalhe muito bem, que esteja tudo certo, você sempre precisa ter um plano B ou C para minimizar os riscos.
02) ESTAR 100% EM TODOS OS PROCESSOS
Pouts, isso foi muito difícil pra mim, pois eu sou um cara que GOSTA MUITO de acompanhar todos os processos haha E na Right Here, como foi a primeira marca de roupa que eu fundei e já tinha esse desejo desde moleque, eu não largava mão de nada, queria ficar em cima 100% de TUDO!
Desde a concepção da coleção, desenho das peças, confecção, escolha dos tecidos, teste das peças, recebimento das mercadorias, gerenciamento de estoque, separação, despacho pra Entrega. Eu literalmente estava dentro de 100% da Empresa.
No começo isso é natural, tá? Você vai PRECISAR fazer isso! Mas com o tempo, não tem como, você precisa passar o bastão, delegar várias coisas e realmente deixar a coisa fluir. Eu pequei MUITO nisso, pois tinha um carinho ENORME pela marca e como eu também toco o Macho Moda, que me consome MUITO do meu tempo inclusive haha Do 4º pro 5º ano de marca, os processos não estavam bem definidos, a marca dependia de mim pra acontecer, pra rodar, pra girar.
E se eu não conseguia estar em cima de algum dos inúmeros processos da Cadeira Produtiva, o resto não andava. Eu perdi o timing de delegar e confiar, a Right Here era o Coloral e isso está errado haha Baita gafe que contribuiu (e MUITO) também pro fracasso da marca, eita!
03) NÃO OUVIR MINHA INTUIÇÃO
Eu sei que acabei de falar que delegar faz parte do processo natural das coisas, mas algumas áreas importantes e estratégicas de uma empresa, precisam da Decisão do Líder, do CEO, do Diretor, do fundador, seja o que for. Muitas vezes eu me via trocando ideia, ouvindo conselhos de outros empreendedores, donos de marca e resolvia trazer processos que funcionam muito pra eles, pra dentro da Right Here. Mas eu esquecia que: quem conhecia o meu público era eu, quem construiu o negócio fui eu.
Claro que é experimentar e testar sempre processos e coisas novas, mas a intuição é uma das coisas que eu mais valorizo de um Dono de Empresa, de um Empreendedor. As vezes o que deu MUITO certo pra mim, se feito da mesma forma em outra empresa, pode dar MUITO errado!
Então você ai que quer empreender, tenha isso em mente: Sua intuição, seu Feeling pras coisas do SEU negócio, são importantíssimos e, mesmo que todo mundo faça diferente, você precisa valorizar o que vem de dentro de ti, ok?
Queria saber de vocês também TIME! Pra quem já empreendeu ou tem Empresa, seja de qual segmento for, quais gafes vocês já cometeram? COMENTEM por aqui!!! \o
Nenhum comentário:
Postar um comentário