quarta-feira, 4 de maio de 2016

Moda vs. Música #02 - As influências dos Anos 60

Fala TIME, tudo certo com vocês? :) Olha quem está de volta, é a Coluna Moda vs. Música (vocês pediram MUITO para rolar a continuidade por aqui, pedido mais do que aceito), uma das novidades de 2016 aqui pro Macho Moda. E no post de hoje nossa máquina do tempo desembarca nos Anos 60 para darmos uma olhada, juntos, em todas as influências que essa década trouxe para nosso Comportamento e Lifestyle nos dias de hoje.

E como no primeiro episódio dessa Coluna, que foi sobre os Anos 50, recebo aqui no Blog meu amigo Del Reis, Consultor de Negócios e Consumo, para passar muito de sua experiência no tema. Mas chega de falar e vamos começar nossa trip? Só acessar o post, GO \o
Moda e Música, duas coisas que andam em paralelo, que se misturam, que se conversam, que inspiram, que sempre tento relacionar por aqui no Macho Moda, principalmente nos posts de Tendências. E por que não conhecer um pouco mais de onde vieram as coisas que vestimos, o que usamos hoje? O que nossos Cantores favoritos usam ou usaram, tem relação com alguma coisa? Hm?

Para isso continuamos nossa viagem através das décadas e de seus acontecimentos marcantes, dessa vez para olhar com carinho as principais Referências dos Anos 60. Todos preparados? :)

Beatles, Chelsea Boots, Alfaiataria Justa, God Save the Queen!
Nos anos 50 citamos o início dos Mods (rivais de Estilo e Música dos TeddyBoys, já antecedendo as "gangues" nos anos 70) né? Pois bem, os Anos 60 foi a fixação da subcultura londrina, dançando nos clubes e festas ao som do Ska, que agora tinha uma Nova Banda para tomar posse, o The Who! Aqueeeeeeeela Alfaiataria Moderna, Ajustada e Impecável continua muito forte, com os Ternos bem passados, Sapatos lustrosos, Parkas, Coats, Bomber Jackets e Blazers com abotoamento Duplo.

God Save the Queen! A Terra da Rainha era onde tudo acontecia e em Liverpool os gritos das meninas ecoavam de forma ensurdecedora, uma Revolução chamada The Beatles começa a surgir, com um visual inspirador: Cabelos Arrumados, Cara Limpa, Ternos Justos, Paletós com lapelas finas, Gravatas Slim e pronta para pisar em tudo e em todos com suas Botas Chelsea, sim, as famosas Chelsea Boots (ou Beatle Boots).

Já deu pra ver várias Tendências atuais referenciadas SÓ nesse primeiro Bloco dos Anos 60 que destacamos acima, né TIME? 
Os Mods, sua alfaiataria impecável e as Motos Lambretta, itens icônicos da subcultura.
Na foto acima, ainda os Mods com outro item que era muito usado, as Parkas, nessa foto ostentando a estampa do The Who!
Os Teddy Boys e seus Casacos Coats alongados, penteados mais altos, calça com cintura mais alta e Gravatas bem finas.
The Who, a banda queridinha dos Mods!
Os Beatles com suas "Beatle Boots" ou as famosas Chelsea Boots, roupas mais ajustadas e gravatas Slim.
Alex Turner, vocalista do Artic Monkeys, um dos homens mais bem vestidos do ano passado, com Blazer e Calça bem ajustados, Gravata bem finiiiiiiiinha e cara limpa, animal!
A banda atual Bring me The Horizon durante o clipe "Drown", referência bem forte dos anos 60 no visual.
Não precisa nem dizer que o Terno Slim BOMBA nos dias de hoje, né? Alonga o visual, fica um shape bem mais alinhado, quebra um pouquinho da formalidade, mas sem perder o objetivo do traje.
Sempre bacana prestar atenção na Lapela bem fina e criar a conversa com a Gravata.
A parka é uma das jaquetas/casacos que está em alta pra esse ano, como comentei por AQUI. No visual acima, com Calça Cropped jogger e Sneaker, look bem mais atual e ajustado.
Os Coats Alongados também estão MUITO em destaque pra esse nosso Outono/Inverno, já falei algumas vezes por aqui no Macho Moda, né? haha
Parka + Chelsea boot no visual <3
Anos 60 inspirando bastante os dias de hoje, mais uma referência atual com Chelsea Boot.


Dylan, Morrison, Stones, Couro e Calças Justas.
Essa década também ficou marcada pelo Folk Rock de Bob Dylan e suas roupas Pretas, na maioria das vezes, com um toque minimalista, que tinha uma queda pelas Botas Chelsea. As Calças Justas tiveram espaço especial nessa relação da Moda vs. Música dos anos 60, com Jim Morrisson (The Doors) ostentando suas Calças bem rentes ao corpo, Jaquetas de Couro (deem o Play em Light my Fire, por favor haha) e Mick Jagger causando com seu visual um tanto quanto andrógeno, calças tipo legging e suas Camisetas mais curtas.

E não é que conseguimos ver toda essa influência direta do Rock, do Preto, do Couro, das Calças, das Jaquetas, da Modelagem mais justa nas Coleções atuais? Vira ano, vai ano, vira estação, vai estação, marcas nacionais, marcas internacionais, possuem peças com forte referência nesses pontos e personalidades que citamos. Se não é com Couro, algo mais pesado, aparecem em materiais sintéticos, o jeans resinado nas Calças, etc. Mas a essência continua bem forte por ali.
Bob Dylan no All Black e usando suas Boots.
Jim Morrison já usando bastante as peças mais justas ao corpo e em Couro, principalmente as Calças.
Mick Jagger de Legging e Camisa Curta no palco, sempre polêmico, mas muito influente.
Nos dias de hoje, Brendon Urie, vocalista do Panic! at the Disco, tem muita referência sessentista, nas Peças mais Justas, Sapatos Lustrosos, Calça Resinada, pro cabelo, Alfaiataria impecável, enfim, uma boa referência.
Matty Mullins, vocalista do Memphis may Fire, também é visto frequentemente com suas Jaquetas de Couro.
Kanye West usando uma Calça Resinada e All Black, boa!
Como comentei aqui no Blog também, as Biker Jackets de Couro estão muito em alta pra esse ano!
Calça Jeans Resinada mais justa, as lojas de departamentos sempre trabalham com boas opções desse modelo, principalmente agora pro Inverno.



Jimi Hendrix, Acessórios, Psicodélico, Liberdade.
Os anos 60 também marcam o começo da Liberdade para o Estilo Masculino, tudo era fresh, tudo era jovial, tudo era bonito, todos estavam nas ruas, todos queriam se manifestar, contra a Guerra do Vietnã, contra a Guerra Fria, pelos Negros, pela Liberdade Sexual, o consumo crescia no geral e pra Moda não foi diferente, o jovem tinha poder de compra e, de fato, consumia, a multiplicidade de estilos aflorava, Cores, Psicodelismo, Estampas, Acessórios, uffa, etc.

Jimi Hendrix com sua Guitarra Elétrica Frenética, BlackPower, Faixa de Tecido amarrada na cabeça, Jaqueta de Franja, Camisa Estampada, Colorida e muitos (muitos) Acessórios, Braceletes, Anéis, levava geral ao delírio e foi um bom catalisador desse turbilhão de sentimentos, emoções e descobertas do período.

E no finalzinho da década: Woodstock, ar de paz e amor, todos livres, pelados, se jogando na lama, anunciando o que viria pela frente nos próximos anos, nos anos 70.
Jimmi Hendrix Frenético com suas Cores e Acessórios.
Woodstock, o festival que marcou o período e deu o gostinho do que estaria vindo nos anos 70!
Recentemente tivemos um boom bem grande das Camisas Estampadas, mais atuais, as estampas geralmente são Full Print, Geométricas, Tropicais, Étnicas ou mais Minimalistas.

Nos últimos anos vimos bastante o visual Gipsy ganhar força, alá Johnny Depp, que possui referência forte desse finalzinho dos anos 60/70. Com bastante Estampa, Cor, Sobreposições, Acessórios, etc.
Os Acessórios com pegada mais Minimalista, sem muitos detalhes, mais básicos e em cores mais neutras, também estão bem em alta pra agora, ótima opção pra compor o visual.
E um dos Cortes de Cabelo que está em destaque pra esse ano é o Black Power, como comentei por AQUI.
Hands like Houses é uma banda atual que nos últimos anos levou boas referências dessa época pros palcos, com bastante estampa e liberdade nos Looks.



Barbas, Brasil, Vans e Jackson 5
Um mar de coisas acontecendo, tudo aflorando, se misturando, muita descoberta, muito sentimento, a década de 60 foi uma loucura. E se a Cara Limpa bem arrumadinha dos Beatles bombou no período, também teve sua queda um pouco mais pra frente, quando o estilo babyface dos garotos de Liverpool começou a dar lugar às Barbas e aos Cabelos mais jogados, estava tudo liberado, era tudo free. 

No Brasil, as TVs começam a ganhar cor, a População começa a se encantar pelo Festival da Música Brasileira e suas sensações como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Jair Rodrigues e muito mais, tudo em paralelo à ditadura, o Tropicalismo, suas Cores e Canções libertárias, Caetano com seu Cabelão, brasileiros vestindo Batas e Jaquetas Militares, pedindo mais amor, mais paz.

Os surfistas saem da água pra surfar nas Pistas de LA, colocando rodinhas em pranchas bem menores e ainda nos anos 60 uma das marcas mais famosas de Skate no mundo todo é lançada, a Vans, já comentei sobre sua história AQUI, que conseguiu extrapolar o universo skatista, para chegar até o Rock, o Pop, o Hip Hop, etc.

E como não mencionar outras grandes referências dessa década, como o Jackson 5 lançando o futuro fenômeno pop e um dos ícones de estilo masculino, James Bond e a franquia de filmes 007, que foi lançada oficialmente em 1962. Uffa, muita coisa, né? haha
Chico Buarque e Jair Rodrigues durante o Festival da Música Brasileira. 
O Tropicalismo e suas (muitas) cores, importante movimento que surgiu no final dos anos 60 aqui no Brasil, com nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre muitos outros, importante marco na história da música brasileira.
Em 1966 nasce a Vans, uma das mais famosas marcas do mundo, relacionadas ao Skate.
Em 1962 é a estreia oficial de 007 CONTRA O SATÂNICO DR. NO nos cinemas, Sean Connery interpreta o agente e inicia a história de um dos ícones de estilo, que até hoje faz barulho quando o assunto é Moda Masculina, James Bond.
Nos dias atuais, faz alguns anos já que estamos vivenciando uma crescente das barbas maiores, dos cabelos mais jogados, mais "desconexos", nas suas devidas proporções, similar ao que ocorreu nos anos 60 pós babyface haha
Como comentei acima, a Vans extrapolou o Universo do Skate e chegou até o Hip Hop, o Pop, o Rock, na foto acima, o rapper Wiz Khalifa usando um modelo Sk8-Hi. 
Skrillex de All Black e Vans nos pés. 
E Justin Bieber também curte, viu! Frequentemente é visto usando o modelo Slip On da Vans.


E põe muita coisa nisso, né TIME? Muita influência, muita referência, muitas iniciativas, a década de 60 foi mudando com o passar dos anos e seu finalzinho foi o que realmente definiu os 70, mas isso vai ficar pro próximo post da Moda vs. Música, né? 

Vale a pena ler também:
Moda vs. Música #01 - A influência dos anos 50 (Estreia da Nova Coluna)
As Jaquetas Masculinas em alta pra 2016, dicas!
Os Cortes de Cabelo Masculino para 2016, Dicas!

O que acharam da viagem de hoje? Curtiram? Deixem suas opiniões e sugestões por aqui nos comentários e fiquem todos ligados que muito em breve Del Reis e Eu (Coloral) voltaremos para dar o play na década de 70, fechou? \o

Esse post foi escrito através de uma Colaboração entre Leonardo Leal (Coloral), fundador do Macho Moda e Del Reis, Consultor de Negócios e Consumo.


Inscreva-se no Canal do Youtube do Macho Moda: 



Curta a Fan Page do Macho Moda: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário