quarta-feira, 28 de abril de 2021

Massagem Tailandesa: melhore a circulação e os seus níveis de energia!

A massagem tailandesa proporciona muitos benefícios para o ser humano. Inicialmente, dentre os principais benefícios podemos citar a redução do estresse, aumento da energia corporal e melhora no desempenho sexual.
É uma atividade terapêutica que utiliza técnicas específicas, conforme nos foi revelado pelo Elias Massagistas, que pressionam áreas do corpo e aplicam alongamentos suaves visando o relaxamento do corpo. É uma técnica antiga com origem na Antiga Índia entre os anos de 2.500 - 7.000 a.c. Porém, nos tempos modernos, ficou mais conhecida através de aplicadores na atual região da Tailândia.

Geralmente, as técnicas aplicadas por terapeutas e massagistas através desta massagem são diferentes das modalidades de massagens ocidentais. Mesmo em comparação a outras técnicas orientais, ela apresenta o diferencial de deitar o paciente no chão e aplicar métodos mais fortes para suavizar dores e melhorar a postura.

Neste artigo, apresentamos mais informações e dicas dessa técnica muito popular no Brasil e no mundo.

Benefícios da massagem Tailandesa

Essa técnica oferece diversos benefícios à saúde, incluindo a redução do estresse e alívio da tensão muscular. A seguir, apresentamos os cinco principais benefícios para a saúde obtidos com a aplicação dessa massagem.

1 – Redução do estresse: Altos níveis de estresse podem comprometer o dia a dia de uma pessoa, seja no trabalho ou na vida pessoal. O excesso de estresse
afeta a saúde física e mental, podendo até se tornar crônico gerando
doenças graves como ansiedade, depressão e doenças cardiovasculares.

Através da técnica tailandesa o indivíduo recebe um conjunto de manuseios baseados em técnicas de pressão e alongamento suaves para relaxar o corpo. Em 2015, segundo pesquisas especializadas, foi comprovado que essa massagem possui a capacidade de reduzir as taxas de estresse medidas através da saliva.

2 – Elevação da energia: Essa mesma pesquisa apresentou que a técnica consegue aumentar os níveis de energia física do corpo humano. O estudo também permitiu examinar os efeitos positivos da técnica em pessoas que se sentiam fatigadas. Os estudos também revelaram que a técnica gera estimulação mental e equilíbrio para o corpo.

A técnica se baseia no conhecimento de linhas de energia (meridianos), ou sem, referente aos canais de energia dentro do corpo. Nesse ponto de conhecimento, o “Sen” se refere a várias partes do corpo como ossos, músculos, sangue e nervos. Sendo assim, quando os músculos estão tensos podem ocorrer bloqueios em diferentes partes do corpo, e cada bloqueio pode reduzir o fluxo natural de energia vital, gerando rigidez e dores musculares. Dessa forma, a técnica consegue ampliar as energias nos músculos e
corrigir todo o fluxo de energia.

3 – Alívio para dores de cabeça: Contamos ainda com o tipo corte, muito conhecido como uma maneira de aplicar a massagem tailandesa a partir de uma aplicação de pressão em canais de energia específicos no corpo. O mesmo estudo de 2015 detectou que a massagem de corte gera alívio para pessoas que sentem fortes dores de cabeça e dores crônicas como enxaquecas.

4 – Bom para a circulação: A aplicação da massagem ajuda a melhorar a circulação do sangue através de alongamentos suaves. Os alongamentos são semelhantes aos realizados pela ioga incentivando a circulação sanguínea permitindo preencher todos os tecidos do corpo com oxigênio.

A aplicação dessa massagem também ajuda a controlar o nível da diabetes no ser humano através da melhoria da circulação sanguínea estimulando o sistema somatossensorial.

5 - Melhora o movimento: A aplicação da massagem tailandesa abrange alongamentos e relaxamentos semelhantes às técnicas de ioga. No procedimento, o alongamento é gradual e suave e permite elevar a flexibilidade da
pessoa ao longo do tempo. Permite também elevar a circulação do fluido nas articulações, ou fluido sinovial reduzindo o atrito entre as articulações.

Massagem tailandesa para atletas

Pessoas que sentem fadiga intensa se sentem melhores depois de receber a massagem. Neste caso podemos dar como exemplo os atletas de todas as modalidades. 

Geralmente, os atletas sentem fortes níveis de fadiga que pioram com as dores musculares e articulares, além das lesões durante o treino. Na maioria dos casos, os atletas contam com a dedicação de massoterapeutas especializados em práticas esportivas para aliviar as dores e incômodos das contusões. Nos últimos tempos, a massagem esportiva tem adicionado conhecimentos da massagem tailandesa visando tratar as lesões e as fortes dores no corpo. A aplicação da técnica tailandesa ajuda bastante os atletas a alongar gradativamente o corpo ajudando o ser humano a relaxar. A cada etapa, o indivíduo recebe alongamentos suaves e dinâmicos que ajudar para aliviar as dores e restaurar a condição muscular.

O relaxamento certo

A aplicação permite um tipo de relaxamento que gera efeitos energizantes que revigora o corpo por completo gerando recuperação da energia mental e física.
Por melhorar bastante a circulação sanguínea ajuda também a prevenir
lesões e acelerar a recuperação dos músculos e tecidos.

Procedimento

O indivíduo pode receber a aplicação da massagem tailandesa pelo menos uma vez por semana para manter os efeitos do tratamento e do relaxamento. Depois de uma sessão, o paciente pode sentir um profundo processo de relaxamento sabendo que os seus músculos foram bem trabalhados, estimulados e alongados.

Quando a aplicação for concluída, o paciente deve descansar e beber bastante líquido. Porém, não há limites sobre a frequência da aplicação da técnica no corpo, dependendo da rotina e da necessidade de cada um.

Conclusão

Portanto, as pessoas devem ouvir as dores de seu corpo e tudo o que o deixa tenso e rígido demais. Não é indicado tentar conviver com dores e desconfortos, sendo necessário consultar o médico em situações mais graves e procurar por tratamentos alternativos como a massagem. A aplicação das técnicas certas alivia as dores, estimulam a circulação sanguínea e ajudam no combate de muitas doenças mentais e físicas.

É importante verificar a reação de seu próprio corpo para determinar a quantidade de sessões que são necessárias para determinado ciclo de tempo semanal ou quinzenal. A massagem tailandesa gera bem-estar, saúde e sensação de leveza que ajuda o indivíduo a viver melhor e com harmonia com o próprio
corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário